De acordo com a poesia do Midrash Tan'huma - Bereshit 1:1, as palavras da Torá estavam inscritas "fogo negro sobre fogo branco."
Por muitos anos, se pretendeu olhar profundamente para o fogo negro e visualizar todo o espectro das fontes da Torá, escondidas dentro do fogo negro, mas reveladas através de uma análise crítica de suas camadas de redação. Abaixo, foi redefinido o texto da primeira porção da Torá no ciclo anual de leitura da Torá, usando codificação por cores para distinguir as camadas estratigráficas que formam a composição do Texto Massorético de acordo com a hipótese suplementar apresentada pelo rabino Doutor Tzemah Elimi Yoreh em sua série de livros Kernel to Canon (2013-2017). Como explica o próprio Dr. Yoreh,
A hipótese suplementar afirma que o Humash foi composto por vários escritores diferentes. Isso reflete um consenso acadêmico esmagador sobre a autoria Bíblica, mesmo entre estudiosos que não subscrevam a hipótese Suplementar em particular.[….] De acordo com a hipótese complementar, a narrativa bíblica foi estratificada. Nenhum editor "pegou um maçarico" nas partes da Bíblia Hebraica com as quais discordava e as destruiu; se o tivesse feito, não encontraríamos essas repetições e contradições.
Em vez disso, a narrativa bíblica começou com um alicerce coerente e fundamental, que ao longo do tempo acumulou mais e mais histórias. Ao contrário dos processos geológicos, porém, este processo de adição foi deliberado. O que aconteceria se um autor discordasse do enredo ou da visão de mundo de seu antecessor? Ele não se limitava a "empunhar um machado" em relação a narrativa; em vez disso, ele tentava enterrar o ponto de vista do seu antecessor, repetindo o seu próprio várias vezes, distorcendo assim a nossa compreensão da história de novas maneiras.
Cada geração de leitores vê o mundo de forma diferente e, assim, cada geração de escritores procurava adaptar o património cultural dos seus antecessores à sua própria situação. [Então] não queremos simplesmente descartar histórias anteriores; em vez disso, a intenção dos escritores posteriores foi transformar nossa compreensão dessas histórias por meio de seus acréscimos.
⬛ Acredita - se que o núcleo do texto bíblico sobre o qual todas as outras narrativas foram estabelecidas tenha sido composto em meados do século 8 antes da era comum, no final do apogeu do reino do Norte de Efraim (um dos dois reinos que ocuparam o Israel Bíblico). Esta camada, comumente referida pela letra 'E', é indicada aqui com texto na cor índigo. A primeira parashah contendo texto desta camada teria sido a parashat Vaiera no Sefer Bereshit.
⬛ Acredita-se que a próxima camada mais antiga tenha sido composta no final do século 8 ou início do século 7 antes da era comum, no Reino do Sul de Iehudá. Esta camada, vulgarmente conhecida como 'J', é indicada aqui com um texto azul.
⬛ Os próximos estratos, que se pensa terem sido compostos durante o período exílico ao período pós-exílico inicial (571-486 antes da era comum) são, como explica o Dr. Yoreh, "responsáveis por complementar a narrativa 'J' com datas, nomes e números, "ordenando" e procuram assim autenticar o relato de 'J."Esta camada, comumente referida como' P ' (de Priestly ou 'sacerdotal') aparece aqui em texto verde.
⬛ Os estratos seguintes popularizaram a lei Kohanita para o remanescente de Iehudá depois que o templo foi destruído, e funcionou como um intermediário entre as listas e leis Kohanitas e a narrativa circundante. Esta camada, que o Dr. Yoreh chama de 'H' (também chamada 'código de santidade') aparece aqui em texto verde-limão.
⬛ A camada de texto mais recente é um texto pós-exílico (pré-século 3 antes da era comum) ao qual o Dr. Yoreh se refere como o "Bridger" (conector/ponte), que complementa estratos anteriores com genealogias e mitos populares, fornecendo pontes narrativas entre ciclos de histórias distantes. Esta camada é referida pela letra 'B ' e é apresentada aqui em cor fúcsia.
A Parashat Shemot (Shemot 1:1-6:1) no ciclo anual de leitura da Torá, é lida no terceiro Shabat do mês de Tevet. A parashah anterior é Vaiehi (Bereshit 47:28-50:26); e a próxima é a parashat Va'era (Shemot 6:2-9:35).
וְאֵ֗לֶּה שְׁמוֹת֙ בְּנֵ֣י יִשְׂרָאֵ֔ל הַבָּאִ֖ים מִצְרָ֑יְמָה אֵ֣ת יַעֲקֹ֔ב אִ֥ישׁ וּבֵית֖וֹ בָּֽאוּ׃
1 1 Estes são os nomes dos filhos de Israel que vieram a terra do Mitzraim com Iáacov, cada um com a sua família:
רְאוּבֵ֣ן שִׁמְע֔וֹן לֵוִ֖י וִיהוּדָֽה׃
Reuven, Shimon, Levi e Iehudá,
יִשָּׂשכָ֥ר זְבוּלֻ֖ן וּבִנְיָמִֽן׃
Issas'har, Zevulun e Biniamin
דָּ֥ן וְנַפְתָּלִ֖י גָּ֥ד וְאָשֵֽׁר׃
Dan e Naftali - Gad e Asher
וַֽיְהִ֗י כׇּל־נֶ֛פֶשׁ יֹצְאֵ֥י יֶֽרֶךְ־יַעֲקֹ֖ב שִׁבְעִ֣ים נָ֑פֶשׁ וְיוֹסֵ֖ף הָיָ֥ה בְמִצְרָֽיִם׃
Assim, todas as pessoas, as que saíram dos lombos de Iáacov eram no total setenta pessoas - Iossef já estava na terra do Mitzraim.
וַיָּ֤מׇת יוֹסֵף֙ וְכׇל־אֶחָ֔יו וְכֹ֖ל הַדּ֥וֹר הַהֽוּא׃
Iossef morreu, e também morreram todos os seus irmãos. E também já haviam morrido, toda aquela geração.
וּבְנֵ֣י יִשְׂרָאֵ֗ל פָּר֧וּ וַֽיִּשְׁרְצ֛וּ וַיִּרְבּ֥וּ וַיַּֽעַצְמ֖וּ בִּמְאֹ֣ד מְאֹ֑ד וַתִּמָּלֵ֥א הָאָ֖רֶץ אֹתָֽם׃ {פ}
E os filhos de Israel eram férteis se multiplicaram e aumentaram enormemente, de tal modo que a terra estava cheia deles. (P)
וַיָּ֥קׇם מֶֽלֶךְ־חָדָ֖שׁ עַל־מִצְרָ֑יִם אֲשֶׁ֥ר לֹֽא־יָדַ֖ע אֶת־יוֹסֵֽף׃
Um novo rei se levantou sobre o Mitzraim, um que não conhecia Iossef.
וַיֹּ֖אמֶר אֶל־עַמּ֑וֹ הִנֵּ֗ה עַ֚ם בְּנֵ֣י יִשְׂרָאֵ֔ל רַ֥ב וְעָצ֖וּם מִמֶּֽנּוּ׃
E ele declarou a seu povo: "Vejam! Os filhos de Israel são mais numerosos que nós.
הָ֥בָה נִֽתְחַכְּמָ֖ה ל֑וֹ פֶּן־יִרְבֶּ֗ה וְהָיָ֞ה כִּֽי־תִקְרֶ֤אנָה מִלְחָמָה֙ וְנוֹסַ֤ף גַּם־הוּא֙ עַל־שֹׂ֣נְאֵ֔ינוּ וְנִלְחַם־בָּ֖נוּ וְעָלָ֥ה מִן־הָאָֽרֶץ׃
Vamos lidar/ usar nossa inteligência contra eles, de modo que eles não aumentem; doutro modo, num evento de guerra, eles possam se unir a nossos inimigos lutando contra nós ou se afastando da terra.
וַיָּשִׂ֤ימוּ עָלָיו֙ שָׂרֵ֣י מִסִּ֔ים לְמַ֥עַן עַנֹּת֖וֹ בְּסִבְלֹתָ֑ם וַיִּ֜בֶן עָרֵ֤י מִסְכְּנוֹת֙ לְפַרְעֹ֔ה אֶת־פִּתֹ֖ם וְאֶת־רַעַמְסֵֽס׃
Então, eles colocaram capitães de gangues sobre eles, para os afligir com seus fardos. Eles construíram cidades de armazenamento para o Faraó - Pitom e Ram'sés.
וְכַאֲשֶׁר֙ יְעַנּ֣וּ אֹת֔וֹ כֵּ֥ן יִרְבֶּ֖ה וְכֵ֣ן יִפְרֹ֑ץ וַיָּקֻ֕צוּ מִפְּנֵ֖י בְּנֵ֥י יִשְׂרָאֵֽל׃
Mas, à medida que eles - os Egípcios - os afligiam, eles - os israelitas - se tornavam muitos numericamente e explodiram demograficamente. E eles - os Egípcios - sentiram pavor diante dos filhos de Israel.
וַיַּעֲבִ֧דוּ מִצְרַ֛יִם אֶת־בְּנֵ֥י יִשְׂרָאֵ֖ל בְּפָֽרֶךְ׃
Então eles Mitzraim, tornaram os Filhos de Israel subservientes com trabalho esmagador
וַיְמָרְר֨וּ אֶת־חַיֵּיהֶ֜ם בַּעֲבֹדָ֣ה קָשָׁ֗ה בְּחֹ֙מֶר֙ וּבִלְבֵנִ֔ים וּבְכׇל־עֲבֹדָ֖ה בַּשָּׂדֶ֑ה אֵ֚ת כׇּל־עֲבֹ֣דָתָ֔ם אֲשֶׁר־עָבְד֥וּ בָהֶ֖ם בְּפָֽרֶךְ׃
eles amarguraram suas vidas com dura servidão em barro e em tijolos e com todos os tipos de servidão no campo - todo o seu serviço no qual eles os tornaram subservientes com trabalho esmagador.
וַיֹּ֙אמֶר֙ מֶ֣לֶךְ מִצְרַ֔יִם לַֽמְיַלְּדֹ֖ת הָֽעִבְרִיֹּ֑ת אֲשֶׁ֨ר שֵׁ֤ם הָֽאַחַת֙ שִׁפְרָ֔ה וְשֵׁ֥ם הַשֵּׁנִ֖ית פּוּעָֽה׃
Agora o rei de Mitzraim disse às parteiras dos Ivrim - o nome da primeira era Shifrah, o nome da segunda era Pu'ah
וַיֹּ֗אמֶר בְּיַלֶּדְכֶן֙ אֶת־הָֽעִבְרִיּ֔וֹת וּרְאִיתֶ֖ן עַל־הָאׇבְנָ֑יִם אִם־בֵּ֥ן הוּא֙ וַהֲמִתֶּ֣ן אֹת֔וֹ וְאִם־בַּ֥ת הִ֖וא וָחָֽיָה׃
ele disse: “Quando você ajudar as mulheres Ivri a dar à luz, veja as pedras de apoio: se ele for um filho, mate-o, mas se ela for uma filha, ela poderá viver”.
וַתִּירֶ֤אןָ הַֽמְיַלְּדֹת֙ אֶת־הָ֣אֱלֹהִ֔ים וְלֹ֣א עָשׂ֔וּ כַּאֲשֶׁ֛ר דִּבֶּ֥ר אֲלֵיהֶ֖ן מֶ֣לֶךְ מִצְרָ֑יִם וַתְּחַיֶּ֖יןָ אֶת־הַיְלָדִֽים׃
Mas as parteiras temiam/admiravam Elohim e não fizeram como o rei de Mitzraim havia falado com elas, elas deixaram os filhos (homens) viverem.
וַיִּקְרָ֤א מֶֽלֶךְ־מִצְרַ֙יִם֙ לַֽמְיַלְּדֹ֔ת וַיֹּ֣אמֶר לָהֶ֔ן מַדּ֥וּעַ עֲשִׂיתֶ֖ן הַדָּבָ֣ר הַזֶּ֑ה וַתְּחַיֶּ֖יןָ אֶת־הַיְלָדִֽים׃
O rei de Mitzraim chamou as parteiras e lhes disse: "Por que vocês fizeram isso, vocês deixaram as crianças viverem
וַתֹּאמַ֤רְןָ הַֽמְיַלְּדֹת֙ אֶל־פַּרְעֹ֔ה כִּ֣י לֹ֧א כַנָּשִׁ֛ים הַמִּצְרִיֹּ֖ת הָֽעִבְרִיֹּ֑ת כִּֽי־חָי֣וֹת הֵ֔נָּה בְּטֶ֨רֶם תָּב֧וֹא אֲלֵהֶ֛ן הַמְיַלֶּ֖דֶת וְיָלָֽדוּ׃
As parteiras responderam ao Faraó “Na verdade, não como as Mitzri (mulheres) são as Ivri (mulheres), posto que, elas são vivas: antes que a parteira chegue até elas, elas deram à luz!”
וַיֵּ֥יטֶב אֱלֹהִ֖ים לַֽמְיַלְּדֹ֑ת וַיִּ֧רֶב הָעָ֛ם וַיַּֽעַצְמ֖וּ מְאֹֽד׃
Elohim tratou bem as parteiras. E o povo tornou-se muitos e tornou-se extremamente poderoso (em número).
וַיְהִ֕י כִּֽי־יָרְא֥וּ הַֽמְיַלְּדֹ֖ת אֶת־הָאֱלֹהִ֑ים וַיַּ֥עַשׂ לָהֶ֖ם בָּתִּֽים׃
Foi, visto que as parteiras tinham respeito por Elohim, que ele as tornou lares.
וַיְצַ֣ו פַּרְעֹ֔ה לְכׇל־עַמּ֖וֹ לֵאמֹ֑ר כׇּל־הַבֵּ֣ן הַיִּלּ֗וֹד הַיְאֹ֙רָה֙ תַּשְׁלִיכֻ֔הוּ וְכׇל־הַבַּ֖ת תְּחַיּֽוּן׃ {פ}
Ora, Faraó ordenou a todo o seu povo, dizendo: “Todo filho que nascer, lance-o no Nilo, mas deixe toda filha viver.” P
וַיֵּ֥לֶךְ אִ֖ישׁ מִבֵּ֣ית לֵוִ֑י וַיִּקַּ֖ח אֶת־בַּת־לֵוִֽי׃
Ora, um homem da casa de Levi foi e tomou (por esposa) uma filha de Levi
וַתַּ֥הַר הָאִשָּׁ֖ה וַתֵּ֣לֶד בֵּ֑ן וַתֵּ֤רֶא אֹתוֹ֙ כִּי־ט֣וֹב ה֔וּא וַֽתִּצְפְּנֵ֖הוּ שְׁלֹשָׁ֥ה יְרָחִֽים׃
A mulher engravidou e deu à luz um filho. Quando ela o viu – que ele era bom, ela o escondeu por três meses.
וְלֹא־יָכְלָ֣ה עוֹד֮ הַצְּפִינוֹ֒ וַתִּֽקַּֽח־לוֹ֙ תֵּ֣בַת גֹּ֔מֶא וַתַּחְמְרָ֥הֿ בַחֵמָ֖ר וּבַזָּ֑פֶת וַתָּ֤שֶׂם בָּהּ֙ אֶת־הַיֶּ֔לֶד וַתָּ֥שֶׂם בַּסּ֖וּף עַל־שְׂפַ֥ת הַיְאֹֽר׃
E quando não conseguiu mais escondê-lo, pegou para ele uma pequena arca de papiro, cobriu-a com argila e piche, colocou nela a criança e colocou-a nos juncos à beira do Nilo.
וַתֵּתַצַּ֥ב אֲחֹת֖וֹ מֵרָחֹ֑ק לְדֵעָ֕ה מַה־יֵּעָשֶׂ֖ה לֽוֹ׃
Agora sua irmã se postou longe, para saber o que seria feito com ele.
וַתֵּ֤רֶד בַּת־פַּרְעֹה֙ לִרְחֹ֣ץ עַל־הַיְאֹ֔ר וְנַעֲרֹתֶ֥יהָ הֹלְכֹ֖ת עַל־יַ֣ד הַיְאֹ֑ר וַתֵּ֤רֶא אֶת־הַתֵּבָה֙ בְּת֣וֹךְ הַסּ֔וּף וַתִּשְׁלַ֥ח אֶת־אֲמָתָ֖הּ וַתִּקָּחֶֽהָ׃
Ora, a filha do Faraó desceu para banhar-se no Nilo, e as suas filhas passeavam ao longo do Nilo. Ela viu a pequena arca entre os juncos e mandou sua criada, e ela foi buscá-la.
וַתִּפְתַּח֙ וַתִּרְאֵ֣הוּ אֶת־הַיֶּ֔לֶד וְהִנֵּה־נַ֖עַר בֹּכֶ֑ה וַתַּחְמֹ֣ל עָלָ֔יו וַתֹּ֕אמֶר מִיַּלְדֵ֥י הָֽעִבְרִ֖ים זֶֽה׃
Ela abriu e viu ele, a criança – aqui, um menino chorando! Ela teve pena dele e disse: “Um dos filhos de Ivri é este!”
וַתֹּ֣אמֶר אֲחֹתוֹ֮ אֶל־בַּת־פַּרְעֹה֒ הַאֵלֵ֗ךְ וְקָרָ֤אתִי לָךְ֙ אִשָּׁ֣ה מֵינֶ֔קֶת מִ֖ן הָעִבְרִיֹּ֑ת וְתֵינִ֥ק לָ֖ךְ אֶת־הַיָּֽלֶד׃
Então sua irmã disse à filha do Faraó: “Devo ir e chamar uma ama de Ivrim para você, para que ela possa amamentar a criança para você?”
וַתֹּֽאמֶר־לָ֥הּ בַּת־פַּרְעֹ֖ה לֵ֑כִי וַתֵּ֙לֶךְ֙ הָֽעַלְמָ֔ה וַתִּקְרָ֖א אֶת־אֵ֥ם הַיָּֽלֶד׃
A filha do Faraó disse-lhe: “Vá!” A donzela foi e chamou a mãe da criança.
וַתֹּ֧אמֶר לָ֣הּ בַּת־פַּרְעֹ֗ה הֵילִ֜יכִי אֶת־הַיֶּ֤לֶד הַזֶּה֙ וְהֵינִקִ֣הוּ לִ֔י וַאֲנִ֖י אֶתֵּ֣ן אֶת־שְׂכָרֵ֑ךְ וַתִּקַּ֧ח הָאִשָּׁ֛ה הַיֶּ֖לֶד וַתְּנִיקֵֽהוּ׃
A filha do Faraó lhe disse: “Faça com que este menino vá com você e amamente-o para mim, e eu mesma lhe darei o seu salário. Então a mulher pegou a criança e amamentou-a.”
וַיִּגְדַּ֣ל הַיֶּ֗לֶד וַתְּבִאֵ֙הוּ֙ לְבַת־פַּרְעֹ֔ה וַֽיְהִי־לָ֖הּ לְבֵ֑ן וַתִּקְרָ֤א שְׁמוֹ֙ מֹשֶׁ֔ה וַתֹּ֕אמֶר כִּ֥י מִן־הַמַּ֖יִם מְשִׁיתִֽהוּ׃
A criança cresceu, ela o trouxe para a filha do Faraó, e ele se tornou seu filho. Ela chamou o nome dele: מֹשֶׁ֔ה Mosheh/Aquele que tira’; ela disse: “Para fora da água מְשִׁיתִֽהוּ meshitihu / eu o puxei”.
וַיְהִ֣י ׀ בַּיָּמִ֣ים הָהֵ֗ם וַיִּגְדַּ֤ל מֹשֶׁה֙ וַיֵּצֵ֣א אֶל־אֶחָ֔יו וַיַּ֖רְא בְּסִבְלֹתָ֑ם וַיַּרְא֙ אִ֣ישׁ מִצְרִ֔י מַכֶּ֥ה אִישׁ־עִבְרִ֖י מֵאֶחָֽיו׃
Agora, alguns anos depois, Mosheh cresceu; ele foi até seus irmãos e viu seus fardos. Ele viu um homem Mitzri golpeando um homem Ivri, (um) de seus irmãos.
וַיִּ֤פֶן כֹּה֙ וָכֹ֔ה וַיַּ֖רְא כִּ֣י אֵ֣ין אִ֑ישׁ וַיַּךְ֙ אֶת־הַמִּצְרִ֔י וַֽיִּטְמְנֵ֖הוּ בַּחֽוֹל׃
Ele virou para um lado e para outro, e vendo que não havia nenhum homem (lá), ele derrubou o Mitzri e o enterrou na areia.
וַיֵּצֵא֙ בַּיּ֣וֹם הַשֵּׁנִ֔י וְהִנֵּ֛ה שְׁנֵֽי־אֲנָשִׁ֥ים עִבְרִ֖ים נִצִּ֑ים וַיֹּ֙אמֶר֙ לָֽרָשָׁ֔ע לָ֥מָּה תַכֶּ֖ה רֵעֶֽךָ׃
Ele saiu de novo no dia seguinte e aqui: dois homens Ivri brigando! Ele disse ao culpado: “Por que motivo você bate no seu companheiro?”
וַ֠יֹּ֠אמֶר מִ֣י שָֽׂמְךָ֞ לְאִ֨ישׁ שַׂ֤ר וְשֹׁפֵט֙ עָלֵ֔ינוּ הַלְהׇרְגֵ֙נִי֙ אַתָּ֣ה אֹמֵ֔ר כַּאֲשֶׁ֥ר הָרַ֖גְתָּ אֶת־הַמִּצְרִ֑י וַיִּירָ֤א מֹשֶׁה֙ וַיֹּאמַ֔ר אָכֵ֖ן נוֹדַ֥ע הַדָּבָֽר׃
Ele disse: “Quem te constituiu príncipe e juiz sobre nós? Você pretende me matar como matou o Mitzri? Mosheh ficou com medo e disse: “Certamente o assunto é conhecido!”
וַיִּשְׁמַ֤ע פַּרְעֹה֙ אֶת־הַדָּבָ֣ר הַזֶּ֔ה וַיְבַקֵּ֖שׁ לַהֲרֹ֣ג אֶת־מֹשֶׁ֑ה וַיִּבְרַ֤ח מֹשֶׁה֙ מִפְּנֵ֣י פַרְעֹ֔ה וַיֵּ֥שֶׁב בְּאֶֽרֶץ־מִדְיָ֖ן וַיֵּ֥שֶׁב עַֽל־הַבְּאֵֽר׃
Faraó ouviu falar deste assunto e tentou matar Mosheh. Mas Mosheh fugiu da face de Faraó e se estabeleceu na terra de Midian; ele sentou-se perto de um poço.
וּלְכֹהֵ֥ן מִדְיָ֖ן שֶׁ֣בַע בָּנ֑וֹת וַתָּבֹ֣אנָה וַתִּדְלֶ֗נָה וַתְּמַלֶּ֙אנָה֙ אֶת־הָ֣רְהָטִ֔ים לְהַשְׁק֖וֹת צֹ֥אן אֲבִיהֶֽן׃
Ora, o sacerdote de Midian tinha sete filhas; eles vieram, tiraram (água) e encheram os cochos, para dar de beber às ovelhas de seu pai.
וַיָּבֹ֥אוּ הָרֹעִ֖ים וַיְגָרְשׁ֑וּם וַיָּ֤קׇם מֹשֶׁה֙ וַיּ֣וֹשִׁעָ֔ן וַיַּ֖שְׁקְ אֶת־צֹאנָֽם׃
Os pastores vieram e os expulsaram. Mas Mosheh levantou-se, livrou-os e deu de beber às suas ovelhas.
וַתָּבֹ֕אנָה אֶל־רְעוּאֵ֖ל אֲבִיהֶ֑ן וַיֹּ֕אמֶר מַדּ֛וּעַ מִהַרְתֶּ֥ן בֹּ֖א הַיּֽוֹם׃
Quando eles voltaram (para casa) para Re’uel, seu pai, ele disse: “Por que você veio (para casa) tão rapidamente hoje?”
וַתֹּאמַ֕רְןָ אִ֣ישׁ מִצְרִ֔י הִצִּילָ֖נוּ מִיַּ֣ד הָרֹעִ֑ים וְגַם־דָּלֹ֤ה דָלָה֙ לָ֔נוּ וַיַּ֖שְׁקְ אֶת־הַצֹּֽאן׃
Eles disseram: “Um homem Mitzri nos resgatou das mãos dos pastores, e também ele puxou, sim, puxou para nós e deu de beber às ovelhas!”
וַיֹּ֥אמֶר אֶל־בְּנֹתָ֖יו וְאַיּ֑וֹ לָ֤מָּה זֶּה֙ עֲזַבְתֶּ֣ן אֶת־הָאִ֔ישׁ קִרְאֶ֥ן ל֖וֹ וְיֹ֥אכַל לָֽחֶם׃
Ele disse às filhas: “Então, onde ele está? Por que motivo você deixou o homem para trás? Chame-o, para que ele coma pão (conosco)!”
וַיּ֥וֹאֶל מֹשֶׁ֖ה לָשֶׁ֣בֶת אֶת־הָאִ֑ישׁ וַיִּתֵּ֛ן אֶת־צִפֹּרָ֥ה בִתּ֖וֹ לְמֹשֶֽׁה׃
Mosheh concordou em se estabelecer com o homem e deu sua filha Tziporah a Mosheh.
וַתֵּ֣לֶד בֵּ֔ן וַיִּקְרָ֥א אֶת־שְׁמ֖וֹ גֵּרְשֹׁ֑ם כִּ֣י אָמַ֔ר גֵּ֣ר הָיִ֔יתִי בְּאֶ֖רֶץ נׇכְרִיָּֽה׃ {פ}
Ela deu à luz um filho, e ele o chamou pelo nome: ‘Guershom/Peregrino Ali’, pois ele disse: “Tornei-me um peregrino numa terra estrangeira.”
וַיְהִי֩ בַיָּמִ֨ים הָֽרַבִּ֜ים הָהֵ֗ם וַיָּ֙מׇת֙ מֶ֣לֶךְ מִצְרַ֔יִם וַיֵּאָנְח֧וּ בְנֵֽי־יִשְׂרָאֵ֛ל מִן־הָעֲבֹדָ֖ה וַיִּזְעָ֑קוּ וַתַּ֧עַל שַׁוְעָתָ֛ם אֶל־הָאֱלֹהִ֖ים מִן־הָעֲבֹדָֽה׃
Muitos anos depois, o rei de Mitzraim morreu. Os Filhos de Israel gemeram da servidão e gritaram; e o seu pedido de ajuda subiu a Elohim, desde a servidão.
וַיִּשְׁמַ֥ע אֱלֹהִ֖ים אֶת־נַאֲקָתָ֑ם וַיִּזְכֹּ֤ר אֱלֹהִים֙ אֶת־בְּרִית֔וֹ אֶת־אַבְרָהָ֖ם אֶת־יִצְחָ֥ק וְאֶֽת־יַעֲקֹֽב׃
Elohim ouviu seus gemidos, Elohim lembrou-se de sua aliança com Avraham, com Itzhak e com Iáacov,
וַיַּ֥רְא אֱלֹהִ֖ים אֶת־בְּנֵ֣י יִשְׂרָאֵ֑ל וַיֵּ֖דַע אֱלֹהִֽים׃ {ס}
Elohim viu os filhos de Israel, e Elohim soube. S
וּמֹשֶׁ֗ה הָיָ֥ה רֹעֶ֛ה אֶת־צֹ֛אן יִתְר֥וֹ חֹתְנ֖וֹ כֹּהֵ֣ן מִדְיָ֑ן וַיִּנְהַ֤ג אֶת־הַצֹּאן֙ אַחַ֣ר הַמִּדְבָּ֔ר וַיָּבֹ֛א אֶל־הַ֥ר הָאֱלֹהִ֖ים חֹרֵֽבָה׃
Ora, Mosheh pastoreava o rebanho de Itro, seu sogro, sacerdote de Midian. Ele conduziu o rebanho para trás do deserto – e chegou ao monte de Elohim a Horev.
וַ֠יֵּרָ֠א מַלְאַ֨ךְ יְהֹוָ֥ה אֵלָ֛יו בְּלַבַּת־אֵ֖שׁ מִתּ֣וֹךְ הַסְּנֶ֑ה וַיַּ֗רְא וְהִנֵּ֤ה הַסְּנֶה֙ בֹּעֵ֣ר בָּאֵ֔שׁ וְהַסְּנֶ֖ה אֵינֶ֥נּוּ אֻכָּֽל׃
E o mensageiro de YHVH foi visto por ele na chama de um fogo, no meio de uma sarça. Ele viu: aqui a sarça arde com fogo, e a sarça não se consome!
וַיֹּ֣אמֶר מֹשֶׁ֔ה אָסֻֽרָה־נָּ֣א וְאֶרְאֶ֔ה אֶת־הַמַּרְאֶ֥ה הַגָּדֹ֖ל הַזֶּ֑ה מַדּ֖וּעַ לֹא־יִבְעַ֥ר הַסְּנֶֽה׃
Mosheh disse: “Agora deixe-me virar para o lado para que eu possa ver esta grande visão – por que a sarça não queima!”
וַיַּ֥רְא יְהֹוָ֖ה כִּ֣י סָ֣ר לִרְא֑וֹת וַיִּקְרָא֩ אֵלָ֨יו אֱלֹהִ֜ים מִתּ֣וֹךְ הַסְּנֶ֗ה וַיֹּ֛אמֶר מֹשֶׁ֥ה מֹשֶׁ֖ה וַיֹּ֥אמֶר הִנֵּֽנִי׃
Quando YHVH viu que ele havia se virado para ver, Elohim o chamou do meio da sarça e disse: “Mosheh! Moisés!” Ele disse: “Aqui estou.”
וַיֹּ֖אמֶר אַל־תִּקְרַ֣ב הֲלֹ֑ם שַׁל־נְעָלֶ֙יךָ֙ מֵעַ֣ל רַגְלֶ֔יךָ כִּ֣י הַמָּק֗וֹם אֲשֶׁ֤ר אַתָּה֙ עוֹמֵ֣ד עָלָ֔יו אַדְמַת־קֹ֖דֶשׁ הֽוּא׃
Ele disse: “Não se aproxime daqui, tire a sandália do pé, pois o lugar em que você está é terra sagrada!”
וַיֹּ֗אמֶר אָנֹכִי֙ אֱלֹהֵ֣י אָבִ֔יךָ אֱלֹהֵ֧י אַבְרָהָ֛ם אֱלֹהֵ֥י יִצְחָ֖ק וֵאלֹהֵ֣י יַעֲקֹ֑ב וַיַּסְתֵּ֤ר מֹשֶׁה֙ פָּנָ֔יו כִּ֣י יָרֵ֔א מֵהַבִּ֖יט אֶל־הָאֱלֹהִֽים׃
E ele disse: "Eu sou o Elo'ah de seu pai, A Elo'ah de Avraham, a Elo'ah de Itzhak, e a Elo'ah de Iáacov. Moshe escondeu o rosto, pois tinha medo de contemplar Elohim.
וַיֹּ֣אמֶר יְהֹוָ֔ה רָאֹ֥ה רָאִ֛יתִי אֶת־עֳנִ֥י עַמִּ֖י אֲשֶׁ֣ר בְּמִצְרָ֑יִם וְאֶת־צַעֲקָתָ֤ם שָׁמַ֙עְתִּי֙ מִפְּנֵ֣י נֹֽגְשָׂ֔יו כִּ֥י יָדַ֖עְתִּי אֶת־מַכְאֹבָֽיו׃
Agora YHVH disse: “Eu vi, sim, vi a aflição do meu povo que está em Mitsrayim, o seu clamor ouvi na face dos seus escravizadores; na verdade, conheci seus sofrimentos!
וָאֵרֵ֞ד לְהַצִּיל֣וֹ ׀ מִיַּ֣ד מִצְרַ֗יִם וּֽלְהַעֲלֹתוֹ֮ מִן־הָאָ֣רֶץ הַהִוא֒ אֶל־אֶ֤רֶץ טוֹבָה֙ וּרְחָבָ֔ה אֶל־אֶ֛רֶץ זָבַ֥ת חָלָ֖ב וּדְבָ֑שׁ אֶל־מְק֤וֹם הַֽכְּנַעֲנִי֙ וְהַ֣חִתִּ֔י וְהָֽאֱמֹרִי֙ וְהַפְּרִזִּ֔י וְהַחִוִּ֖י וְהַיְבוּסִֽי׃
Então eu desci para resgatá-lo da mão de Mitzraim, para trazê-lo daquela terra para uma terra, boa e espaçosa, para uma terra que flui com leite e mel, para o lugar do Kena'ani e do Ḥiti, do Emori e do Perizi, do Hivi e do Ievussi.
וְעַתָּ֕ה הִנֵּ֛ה צַעֲקַ֥ת בְּנֵי־יִשְׂרָאֵ֖ל בָּ֣אָה אֵלָ֑י וְגַם־רָאִ֙יתִי֙ אֶת־הַלַּ֔חַץ אֲשֶׁ֥ר מִצְרַ֖יִם לֹחֲצִ֥ים אֹתָֽם׃
E agora Aqui, o clamor dos filhos de Israel veio a mim, e também vi a opressão com que Mitzraim os oprime.
וְעַתָּ֣ה לְכָ֔ה וְאֶֽשְׁלָחֲךָ֖ אֶל־פַּרְעֹ֑ה וְהוֹצֵ֛א אֶת־עַמִּ֥י בְנֵֽי־יִשְׂרָאֵ֖ל מִמִּצְרָֽיִם׃
Portanto, ide, pois eu vos envio ao rei de Mitzraim - trazei o meu povo, os filhos de Israel, de Mitzraim!
וַיֹּ֤אמֶר מֹשֶׁה֙ אֶל־הָ֣אֱלֹהִ֔ים מִ֣י אָנֹ֔כִי כִּ֥י אֵלֵ֖ךְ אֶל־פַּרְעֹ֑ה וְכִ֥י אוֹצִ֛יא אֶת־בְּנֵ֥י יִשְׂרָאֵ֖ל מִמִּצְרָֽיִם׃
Moshe disse a Elohim: "Quem sou eu para ir ao rei de Mitzraim, para que eu trouxesse os filhos de Israel de Mitzraim?"
וַיֹּ֙אמֶר֙ כִּֽי־אֶֽהְיֶ֣ה עִמָּ֔ךְ וְזֶה־לְּךָ֣ הָא֔וֹת כִּ֥י אָנֹכִ֖י שְׁלַחְתִּ֑יךָ בְּהוֹצִֽיאֲךָ֤ אֶת־הָעָם֙ מִמִּצְרַ֔יִם תַּֽעַבְדוּן֙ אֶת־הָ֣אֱלֹהִ֔ים עַ֖ל הָהָ֥ר הַזֶּֽה׃
Ele disse: "Na verdade, eu estarei lá com você, e este é o sinal para você que eu mesmo lhe enviei: quando você tiver trazido o povo de Mitzraim, você (todos) servirá Elohim por esta montanha.
וַיֹּ֨אמֶר מֹשֶׁ֜ה אֶל־הָֽאֱלֹהִ֗ים הִנֵּ֨ה אָנֹכִ֣י בָא֮ אֶל־בְּנֵ֣י יִשְׂרָאֵל֒ וְאָמַרְתִּ֣י לָהֶ֔ם אֱלֹהֵ֥י אֲבוֹתֵיכֶ֖ם שְׁלָחַ֣נִי אֲלֵיכֶ֑ם וְאָֽמְרוּ־לִ֣י מַה־שְּׁמ֔וֹ מָ֥ה אֹמַ֖ר אֲלֵהֶֽם׃
Disse Moshe a Elohim: "Aqui, virei aos filhos de Israel e lhes direi: 'O Elo'ah de vossos pais me enviou a vós', e me dirão: 'Qual é o nome dele?' - o que lhes direi?
וַיֹּ֤אמֶר אֱלֹהִים֙ אֶל־מֹשֶׁ֔ה אֶֽהְיֶ֖ה אֲשֶׁ֣ר אֶֽהְיֶ֑ה וַיֹּ֗אמֶר כֹּ֤ה תֹאמַר֙ לִבְנֵ֣י יִשְׂרָאֵ֔ל אֶֽהְיֶ֖ה שְׁלָחַ֥נִי אֲלֵיכֶֽם׃
Elohim disse a Mosheh:
אֶֽהְיֶ֖ה אֲשֶׁ֣ר אֶֽהְיֶ֑ה "'EHIEH ASHER EHIEH/Estarei lá conforme eu estiver lá... "
...E ele disse: "Assim dirás aos filhos de Israel quando perguntarem meu nome:
O 'אֶֽהְיֶ֖ה/ESTAREI LÁ me enviou a vocês.
וַיֹּ֩אמֶר֩ ע֨וֹד אֱלֹהִ֜ים אֶל־מֹשֶׁ֗ה כֹּֽה־תֹאמַר֮ אֶל־בְּנֵ֣י יִשְׂרָאֵל֒ יְהֹוָ֞ה אֱלֹהֵ֣י אֲבֹתֵיכֶ֗ם אֱלֹהֵ֨י אַבְרָהָ֜ם אֱלֹהֵ֥י יִצְחָ֛ק וֵאלֹהֵ֥י יַעֲקֹ֖ב שְׁלָחַ֣נִי אֲלֵיכֶ֑ם זֶה־שְּׁמִ֣י לְעֹלָ֔ם וְזֶ֥ה זִכְרִ֖י לְדֹ֥ר דֹּֽר׃
E Elohim disse mais adiante a Moshe:
"Assim dirás aos filhos de Israel:
'YHVH, o Elo'ah de teus pais, o Elo'ah de Avraham, a Elo'ah de Itzhak, e o Elo'ah de Iáacov, enviou-me a vocês.
Esse é o meu nome para as eras, que é o meu título (de geração).
לֵ֣ךְ וְאָֽסַפְתָּ֞ אֶת־זִקְנֵ֣י יִשְׂרָאֵ֗ל וְאָמַרְתָּ֤ אֲלֵהֶם֙ יְהֹוָ֞ה אֱלֹהֵ֤י אֲבֹֽתֵיכֶם֙ נִרְאָ֣ה אֵלַ֔י אֱלֹהֵ֧י אַבְרָהָ֛ם יִצְחָ֥ק וְיַעֲקֹ֖ב לֵאמֹ֑ר פָּקֹ֤ד פָּקַ֙דְתִּי֙ אֶתְכֶ֔ם וְאֶת־הֶעָשׂ֥וּי לָכֶ֖ם בְּמִצְרָֽיִם׃
Vá, reúna os anciãos de Israel e diga-lhes: 'YHVH, o Elo'ah de seus pais, foi visto por mim, o Elo'ah de Avraham, de Itzhak, e de Iáacov, dizendo: Considerei! Sim! Considerei vocês e o que está sendo feito a vocês no Mitzraim,
וָאֹמַ֗ר אַעֲלֶ֣ה אֶתְכֶם֮ מֵעֳנִ֣י מִצְרַ֒יִם֒ אֶל־אֶ֤רֶץ הַֽכְּנַעֲנִי֙ וְהַ֣חִתִּ֔י וְהָֽאֱמֹרִי֙ וְהַפְּרִזִּ֔י וְהַחִוִּ֖י וְהַיְבוּסִ֑י אֶל־אֶ֛רֶץ זָבַ֥ת חָלָ֖ב וּדְבָֽשׁ׃
e declarei: Eu vos farei subir/sair da aflição de Mitzraim, à terra do Kena'ani e do Hiti, do Emori e do Perizi, do Ḥivi e do Ievussi: A uma terra que flui com leite e mel.
וְשָׁמְע֖וּ לְקֹלֶ֑ךָ וּבָאתָ֡ אַתָּה֩ וְזִקְנֵ֨י יִשְׂרָאֵ֜ל אֶל־מֶ֣לֶךְ מִצְרַ֗יִם וַאֲמַרְתֶּ֤ם אֵלָיו֙ יְהֹוָ֞ה אֱלֹהֵ֤י הָֽעִבְרִיִּים֙ נִקְרָ֣ה עָלֵ֔ינוּ וְעַתָּ֗ה נֵֽלְכָה־נָּ֞א דֶּ֣רֶךְ שְׁלֹ֤שֶׁת יָמִים֙ בַּמִּדְבָּ֔ר וְנִזְבְּחָ֖ה לַֽיהֹוָ֥ה אֱלֹהֵֽינוּ׃
Eles ouvirão a sua voz, e você virá, você e os anciãos de Israel, ao rei do Mitzraim e dirão a ele: YHVH, o Elo'ah do Ivrim, se encontrou conosco - então agora, vamos fazer uma viagem de três dias no deserto e deixe-nos abater (ofertas) para YHVH nosso Elo'ah!
וַאֲנִ֣י יָדַ֔עְתִּי כִּ֠י לֹֽא־יִתֵּ֥ן אֶתְכֶ֛ם מֶ֥לֶךְ מִצְרַ֖יִם לַהֲלֹ֑ךְ וְלֹ֖א בְּיָ֥ד חֲזָקָֽה׃
Mas Eu, Eu sei que o rei do Mitzraim não lhe dará permissão para ir, nem (mesmo) sob uma mão forte.
וְשָׁלַחְתִּ֤י אֶת־יָדִי֙ וְהִכֵּיתִ֣י אֶת־מִצְרַ֔יִם בְּכֹל֙ נִפְלְאֹתַ֔י אֲשֶׁ֥ר אֶֽעֱשֶׂ֖ה בְּקִרְבּ֑וֹ וְאַחֲרֵי־כֵ֖ן יְשַׁלַּ֥ח אֶתְכֶֽם׃
Então eu vou enviar a minha mão e eu vou golpear Mitzraim com todas as minhas maravilhas que eu vou fazer em seu meio; e só depois ele vai libertar vocês!
וְנָתַתִּ֛י אֶת־חֵ֥ן הָֽעָם־הַזֶּ֖ה בְּעֵינֵ֣י מִצְרָ֑יִם וְהָיָה֙ כִּ֣י תֵֽלֵכ֔וּן לֹ֥א תֵלְכ֖וּ רֵיקָֽם׃
E eu darei favor a este povo aos olhos de Mitzraim; será que quando você for, você não deve ir de mãos vazias:
וְשָׁאֲלָ֨ה אִשָּׁ֤ה מִשְּׁכֶנְתָּהּ֙ וּמִגָּרַ֣ת בֵּיתָ֔הּ כְּלֵי־כֶ֛סֶף וּכְלֵ֥י זָהָ֖ב וּשְׂמָלֹ֑ת וְשַׂמְתֶּ֗ם עַל־בְּנֵיכֶם֙ וְעַל־בְּנֹ֣תֵיכֶ֔ם וְנִצַּלְתֶּ֖ם אֶת־מִצְרָֽיִם׃
cada mulher deverá pedir ao seu vizinho e ao estrangeiro em sua casa objetos de prata e objetos de ouro, e roupas, você deve colocá-los em seus filhos e em suas filhas - então você deve despir Mitzraim!”
וַיַּ֤עַן מֹשֶׁה֙ וַיֹּ֔אמֶר וְהֵן֙ לֹֽא־יַאֲמִ֣ינוּ לִ֔י וְלֹ֥א יִשְׁמְע֖וּ בְּקֹלִ֑י כִּ֣י יֹֽאמְר֔וּ לֹֽא־נִרְאָ֥ה אֵלֶ֖יךָ יְהֹוָֽה׃
Mosheh falou, ele disse: "Mas eles não vão confiar em mim, e não vai ouvir a minha voz, na verdade, eles vão dizer: 'YHVH não foi visto por você. . . !
וַיֹּ֧אמֶר אֵלָ֛יו יְהֹוָ֖ה (מזה) [מַה־זֶּ֣ה] בְיָדֶ֑ךָ וַיֹּ֖אמֶר מַטֶּֽה׃
YHVH disse-lhe: "O que é isso em sua mão?" Ele disse: "Um cajado.
וַיֹּ֙אמֶר֙ הַשְׁלִיכֵ֣הוּ אַ֔רְצָה וַיַּשְׁלִכֵ֥הוּ אַ֖רְצָה וַיְהִ֣י לְנָחָ֑שׁ וַיָּ֥נׇס מֹשֶׁ֖ה מִפָּנָֽיו׃
Ele disse: "Jogue no chão!" Ele jogou no chão, e o cajado tornou-se uma serpente, e Mosheh fugiu perante isso.
וַיֹּ֤אמֶר יְהֹוָה֙ אֶל־מֹשֶׁ֔ה שְׁלַח֙ יָֽדְךָ֔ וֶאֱחֹ֖ז בִּזְנָב֑וֹ וַיִּשְׁלַ֤ח יָדוֹ֙ וַיַּ֣חֲזֶק בּ֔וֹ וַיְהִ֥י לְמַטֶּ֖ה בְּכַפּֽוֹ׃
YHVH disse a Mosheh: “Estende a tua mão! Agarre-o pelo rabo!” – Ele estendeu a mão, segurou-a e ela se tornou um cajado em seu punho
לְמַ֣עַן יַאֲמִ֔ינוּ כִּֽי־נִרְאָ֥ה אֵלֶ֛יךָ יְהֹוָ֖ה אֱלֹהֵ֣י אֲבֹתָ֑ם אֱלֹהֵ֧י אַבְרָהָ֛ם אֱלֹהֵ֥י יִצְחָ֖ק וֵאלֹהֵ֥י יַעֲקֹֽב׃
“para que possam confiar que YHVH, o elo’ah de seus pais, o elo’ah de Avraham, o elo’ah de Itzhak, e o elo’ah de Iáacov, foi visto por ti.”
וַיֹּ֩אמֶר֩ יְהֹוָ֨ה ל֜וֹ ע֗וֹד הָֽבֵא־נָ֤א יָֽדְךָ֙ בְּחֵיקֶ֔ךָ וַיָּבֵ֥א יָד֖וֹ בְּחֵיק֑וֹ וַיּ֣וֹצִאָ֔הּ וְהִנֵּ֥ה יָד֖וֹ מְצֹרַ֥עַת כַּשָּֽׁלֶג׃
YHVH disse-lhe ainda: “Por favor, coloque a mão no peito!” Ele colocou a mão no peito, depois tirou, e aqui: a mão dele tinha tzaraat, como neve!
וַיֹּ֗אמֶר הָשֵׁ֤ב יָֽדְךָ֙ אֶל־חֵיקֶ֔ךָ וַיָּ֥שֶׁב יָד֖וֹ אֶל־חֵיק֑וֹ וַיּֽוֹצִאָהּ֙ מֵֽחֵיק֔וֹ וְהִנֵּה־שָׁ֖בָה כִּבְשָׂרֽוֹ׃
Agora ele disse: “Coloque a mão no peito!” – Voltou a mão ao peito, depois tirou-a do peito, e aqui: tinha voltado (a ser) como a sua (outra) carne.
וְהָיָה֙ אִם־לֹ֣א יַאֲמִ֣ינוּ לָ֔ךְ וְלֹ֣א יִשְׁמְע֔וּ לְקֹ֖ל הָאֹ֣ת הָרִאשׁ֑וֹן וְהֶֽאֱמִ֔ינוּ לְקֹ֖ל הָאֹ֥ת הָאַחֲרֽוֹן׃
“Assim será, se eles não confiarem em você e não derem ouvidos à voz do primeiro sinal, eles confiarão na voz do último sinal.
וְהָיָ֡ה אִם־לֹ֣א יַאֲמִ֡ינוּ גַּם֩ לִשְׁנֵ֨י הָאֹת֜וֹת הָאֵ֗לֶּה וְלֹ֤א יִשְׁמְעוּן֙ לְקֹלֶ֔ךָ וְלָקַחְתָּ֙ מִמֵּימֵ֣י הַיְאֹ֔ר וְשָׁפַכְתָּ֖ הַיַּבָּשָׁ֑ה וְהָי֤וּ הַמַּ֙יִם֙ אֲשֶׁ֣ר תִּקַּ֣ח מִן־הַיְאֹ֔ר וְהָי֥וּ לְדָ֖ם בַּיַּבָּֽשֶׁת׃
E será que, se eles não confiarem nem mesmo nestes dois sinais, e não derem ouvidos à tua voz, então toma um pouco da água do Nilo e derrama-a em terra seca, e a água que tu tirados do Nilo se transformarão em sangue na terra seca”.
וַיֹּ֨אמֶר מֹשֶׁ֣ה אֶל־יְהֹוָה֮ בִּ֣י אֲדֹנָי֒ לֹא֩ אִ֨ישׁ דְּבָרִ֜ים אָנֹ֗כִי גַּ֤ם מִתְּמוֹל֙ גַּ֣ם מִשִּׁלְשֹׁ֔ם גַּ֛ם מֵאָ֥ז דַּבֶּרְךָ֖ אֶל־עַבְדֶּ֑ךָ כִּ֧י כְבַד־פֶּ֛ה וּכְבַ֥ד לָשׁ֖וֹן אָנֹֽכִי׃
Mosheh disse a YHVH: “Por favor, meu Senhor, não sou homem de palavras, nem de ontem, nem de anteontem, nem (mesmo) desde que falaste com o teu servo, pois sou pesado de boca e pesado de língua. EU!
וַיֹּ֨אמֶר יְהֹוָ֜ה אֵלָ֗יו מִ֣י שָׂ֣ם פֶּה֮ לָֽאָדָם֒ א֚וֹ מִֽי־יָשׂ֣וּם אִלֵּ֔ם א֣וֹ חֵרֵ֔שׁ א֥וֹ פִקֵּ֖חַ א֣וֹ עִוֵּ֑ר הֲלֹ֥א אָנֹכִ֖י יְהֹוָֽה׃
YHVH lhe disse: “Quem pôs boca no homem ou quem (é isso) o torna mudo, ou surdo, ou de olhos abertos, ou cego? Não sou eu, YHVH?
וְעַתָּ֖ה לֵ֑ךְ וְאָנֹכִי֙ אֶֽהְיֶ֣ה עִם־פִּ֔יךָ וְהוֹרֵיתִ֖יךָ אֲשֶׁ֥ר תְּדַבֵּֽר׃
Então agora, vá! Eu mesmo estarei lá com a sua boca e lhe instruirei sobre o que você deve falar.”
וַיֹּ֖אמֶר בִּ֣י אֲדֹנָ֑י שְֽׁלַֽח־נָ֖א בְּיַד־תִּשְׁלָֽח׃
Mas ele disse: “Por favor, meu Senhor, por favor, envie pela mão de quem você enviará!”
וַיִּֽחַר־אַ֨ף יְהֹוָ֜ה בְּמֹשֶׁ֗ה וַיֹּ֙אמֶר֙ הֲלֹ֨א אַהֲרֹ֤ן אָחִ֙יךָ֙ הַלֵּוִ֔י יָדַ֕עְתִּי כִּֽי־דַבֵּ֥ר יְדַבֵּ֖ר ה֑וּא וְגַ֤ם הִנֵּה־הוּא֙ יֹצֵ֣א לִקְרָאתֶ֔ךָ וְרָאֲךָ֖ וְשָׂמַ֥ח בְּלִבּֽוֹ׃
A ira de YHVH se acendeu contra Mosheh, ele disse: “Não é Aharon, teu irmão, o levita – eu sei que ele fala, sim, fala bem, e aqui, ele até está saindo ao teu encontro; quando ele te ver, ele se alegrará em seu coração.
וְדִבַּרְתָּ֣ אֵלָ֔יו וְשַׂמְתָּ֥ אֶת־הַדְּבָרִ֖ים בְּפִ֑יו וְאָנֹכִ֗י אֶֽהְיֶ֤ה עִם־פִּ֙יךָ֙ וְעִם־פִּ֔יהוּ וְהוֹרֵיתִ֣י אֶתְכֶ֔ם אֵ֖ת אֲשֶׁ֥ר תַּעֲשֽׂוּן׃
Você falará com ele, você colocará as palavras em sua boca! Eu mesmo estarei lá com a sua boca e com a boca dele, e o instruirei sobre o que você deve fazer.
וְדִבֶּר־ה֥וּא לְךָ֖ אֶל־הָעָ֑ם וְהָ֤יָה הוּא֙ יִֽהְיֶה־לְּךָ֣ לְפֶ֔ה וְאַתָּ֖ה תִּֽהְיֶה־לּ֥וֹ לֵֽאלֹהִֽים׃
Ele falará por ti ao povo, ele será para ti uma boca, e tu serás para ele Elohim
וְאֶת־הַמַּטֶּ֥ה הַזֶּ֖ה תִּקַּ֣ח בְּיָדֶ֑ךָ אֲשֶׁ֥ר תַּעֲשֶׂה־בּ֖וֹ אֶת־הָאֹתֹֽת׃ {פ}
E este cajado, tome em sua mão, com o qual você fará os sinais. P
וַיֵּ֨לֶךְ מֹשֶׁ֜ה וַיָּ֣שׇׁב ׀ אֶל־יֶ֣תֶר חֹֽתְנ֗וֹ וַיֹּ֤אמֶר לוֹ֙ אֵ֣לְכָה נָּ֗א וְאָשׁ֙וּבָה֙ אֶל־אַחַ֣י אֲשֶׁר־בְּמִצְרַ֔יִם וְאֶרְאֶ֖ה הַעוֹדָ֣ם חַיִּ֑ים וַיֹּ֧אמֶר יִתְר֛וֹ לְמֹשֶׁ֖ה לֵ֥ךְ לְשָׁלֽוֹם׃
Mosheh foi e voltou para Itro seu sogro e disse-lhe: "Por favor, deixe-me ir e voltar para os meus irmãos que estão em Mitzraim, para que eu possa ver se eles ainda estão vivos." Itro disse a Mosheh: "Vá em paz!
וַיֹּ֨אמֶר יְהֹוָ֤ה אֶל־מֹשֶׁה֙ בְּמִדְיָ֔ן לֵ֖ךְ שֻׁ֣ב מִצְרָ֑יִם כִּי־מֵ֙תוּ֙ כׇּל־הָ֣אֲנָשִׁ֔ים הַֽמְבַקְשִׁ֖ים אֶת־נַפְשֶֽׁךָ׃
Agora YHVH disse a Mosheh em Midian: "Vá, volte para Mitzraim, pois todos os homens que procuraram (para tomar) a sua vida morreram.
וַיִּקַּ֨ח מֹשֶׁ֜ה אֶת־אִשְׁתּ֣וֹ וְאֶת־בָּנָ֗יו וַיַּרְכִּבֵם֙ עַֽל־הַחֲמֹ֔ר וַיָּ֖שׇׁב אַ֣רְצָה מִצְרָ֑יִם וַיִּקַּ֥ח מֹשֶׁ֛ה אֶת־מַטֵּ֥ה הָאֱלֹהִ֖ים בְּיָדֽוֹ׃
Então Moshe tomou sua esposa e seus filhos e montou-os sobre um jumento para retornar à terra de Mitzraim, e Moshe tomou o cajado de Elohim em sua mão.
וַיֹּ֣אמֶר יְהֹוָה֮ אֶל־מֹשֶׁה֒ בְּלֶכְתְּךָ֙ לָשׁ֣וּב מִצְרַ֔יְמָה רְאֵ֗ה כׇּל־הַמֹּֽפְתִים֙ אֲשֶׁר־שַׂ֣מְתִּי בְיָדֶ֔ךָ וַעֲשִׂיתָ֖ם לִפְנֵ֣י פַרְעֹ֑ה וַאֲנִי֙ אֲחַזֵּ֣ק אֶת־לִבּ֔וֹ וְלֹ֥א יְשַׁלַּ֖ח אֶת־הָעָֽם׃
YHVH disse a Mosheh: “Quando você for retornar a Mitzraim, veja: Todos os presságios que coloquei em suas mãos, você deve fazer diante de Faraó, mas farei com que seu coração tenha força de vontade, para que ele não envie o povo livre.
וְאָמַרְתָּ֖ אֶל־פַּרְעֹ֑ה כֹּ֚ה אָמַ֣ר יְהֹוָ֔ה בְּנִ֥י בְכֹרִ֖י יִשְׂרָאֵֽל׃
Então você dirá ao Faraó: ‘Assim diz YHVH: Meu filho, meu primogênito, é Israel!
וָאֹמַ֣ר אֵלֶ֗יךָ שַׁלַּ֤ח אֶת־בְּנִי֙ וְיַֽעַבְדֵ֔נִי וַתְּמָאֵ֖ן לְשַׁלְּח֑וֹ הִנֵּה֙ אָנֹכִ֣י הֹרֵ֔ג אֶת־בִּנְךָ֖ בְּכֹרֶֽךָ׃
Eu lhe disse: Liberte meu filho, para que ele me sirva, mas você se recusou a libertá-lo, (então) aqui: vou matar seu filho, seu primogênito!'”
וַיְהִ֥י בַדֶּ֖רֶךְ בַּמָּל֑וֹן וַיִּפְגְּשֵׁ֣הוּ יְהֹוָ֔ה וַיְבַקֵּ֖שׁ הֲמִיתֽוֹ׃
Ora, foi durante a viagem, no acampamento noturno, que YHVH o encontrou e procurou fazê-lo morrer.
וַתִּקַּ֨ח צִפֹּרָ֜ה צֹ֗ר וַתִּכְרֹת֙ אֶת־עׇרְלַ֣ת בְּנָ֔הּ וַתַּגַּ֖ע לְרַגְלָ֑יו וַתֹּ֕אמֶר כִּ֧י חֲתַן־דָּמִ֛ים אַתָּ֖ה לִֽי׃
Tziporah pegou uma pedra e cortou o prepúcio do filho, ela tocou nas pernas dele e disse: “Na verdade, um noivo de sangue é você para mim!”
וַיִּ֖רֶף מִמֶּ֑נּוּ אָ֚ז אָֽמְרָ֔ה חֲתַ֥ן דָּמִ֖ים לַמּוּלֹֽת׃ {פ}
Então ele o soltou. Então ela disse: “um noivo de sangue” sobre os cortes da circuncisão. P
וַיֹּ֤אמֶר יְהֹוָה֙ אֶֽל־אַהֲרֹ֔ן לֵ֛ךְ לִקְרַ֥את מֹשֶׁ֖ה הַמִּדְבָּ֑רָה וַיֵּ֗לֶךְ וַֽיִּפְגְּשֵׁ֛הוּ בְּהַ֥ר הָאֱלֹהִ֖ים וַיִּשַּׁק־לֽוֹ׃
Agora YHVH disse a Aharon: “Vá ao encontro de Mosheh no deserto! Ele foi, encontrou-o na montanha de Elohim e beijou-o.
וַיַּגֵּ֤ד מֹשֶׁה֙ לְאַֽהֲרֹ֔ן אֵ֛ת כׇּל־דִּבְרֵ֥י יְהֹוָ֖ה אֲשֶׁ֣ר שְׁלָח֑וֹ וְאֵ֥ת כׇּל־הָאֹתֹ֖ת אֲשֶׁ֥ר צִוָּֽהוּ׃
E Mosheh contou a Aharon todas as palavras de YHVH com as quais ele o havia enviado e todos os sinais com os quais ele o havia encarregado.
וַיֵּ֥לֶךְ מֹשֶׁ֖ה וְאַהֲרֹ֑ן וַיַּ֣אַסְפ֔וּ אֶת־כׇּל־זִקְנֵ֖י בְּנֵ֥י יִשְׂרָאֵֽל׃
Mosheh e Aharon foram, eles reuniram todos os anciãos dos Filhos de Israel.
וַיְדַבֵּ֣ר אַהֲרֹ֔ן אֵ֚ת כׇּל־הַדְּבָרִ֔ים אֲשֶׁר־דִּבֶּ֥ר יְהֹוָ֖ה אֶל־מֹשֶׁ֑ה וַיַּ֥עַשׂ הָאֹתֹ֖ת לְעֵינֵ֥י הָעָֽם׃
e Aharon falou todas as palavras que YHVH tinha falado a Mosheh, ele fez os sinais diante dos olhos do povo.
וַֽיַּאֲמֵ֖ן הָעָ֑ם וַֽיִּשְׁמְע֡וּ כִּֽי־פָקַ֨ד יְהֹוָ֜ה אֶת־בְּנֵ֣י יִשְׂרָאֵ֗ל וְכִ֤י רָאָה֙ אֶת־עׇנְיָ֔ם וַֽיִּקְּד֖וּ וַיִּֽשְׁתַּחֲוֽוּ׃
O povo confiou, eles ouviram que YHVH havia levado em conta os Filhos de Israel, que ele tinha visto sua aflição. E eles se curvaram e prestaram homenagem.
וְאַחַ֗ר בָּ֚אוּ מֹשֶׁ֣ה וְאַהֲרֹ֔ן וַיֹּאמְר֖וּ אֶל־פַּרְעֹ֑ה כֹּֽה־אָמַ֤ר יְהֹוָה֙ אֱלֹהֵ֣י יִשְׂרָאֵ֔ל שַׁלַּח֙ אֶת־עַמִּ֔י וְיָחֹ֥גּוּ לִ֖י בַּמִּדְבָּֽר׃
Depois Mosheh e Aharon vieram e disseram ao Faraó: “Assim diz YHVH, o elo’ah de Israel: Liberte o meu povo, para que eles possam realizar uma festa para mim no deserto!”
וַיֹּ֣אמֶר פַּרְעֹ֔ה מִ֤י יְהֹוָה֙ אֲשֶׁ֣ר אֶשְׁמַ֣ע בְּקֹל֔וֹ לְשַׁלַּ֖ח אֶת־יִשְׂרָאֵ֑ל לֹ֤א יָדַ֙עְתִּי֙ אֶת־יְהֹוָ֔ה וְגַ֥ם אֶת־יִשְׂרָאֵ֖ל לֹ֥א אֲשַׁלֵּֽחַ׃
Faraó disse: “Quem é YHVH, para que eu ouça a sua voz e liberte Israel? Eu não conheço YHVH, além disso, Israel não libertarei!”
וַיֹּ֣אמְר֔וּ אֱלֹהֵ֥י הָעִבְרִ֖ים נִקְרָ֣א עָלֵ֑ינוּ נֵ֣לְכָה נָּ֡א דֶּ֩רֶךְ֩ שְׁלֹ֨שֶׁת יָמִ֜ים בַּמִּדְבָּ֗ר וְנִזְבְּחָה֙ לַֽיהֹוָ֣ה אֱלֹהֵ֔ינוּ פֶּ֨ן־יִפְגָּעֵ֔נוּ בַּדֶּ֖בֶר א֥וֹ בֶחָֽרֶב׃
Eles disseram: “O elo’ah dos Ivrim encontrou-se conosco; por favor, vamos fazer uma jornada de três dias para o deserto, e vamos abater (oferendas) a YHVH nosso elo'ah, para que ele não nos confronte com a peste ou a espada!
וַיֹּ֤אמֶר אֲלֵהֶם֙ מֶ֣לֶךְ מִצְרַ֔יִם לָ֚מָּה מֹשֶׁ֣ה וְאַהֲרֹ֔ן תַּפְרִ֥יעוּ אֶת־הָעָ֖ם מִמַּֽעֲשָׂ֑יו לְכ֖וּ לְסִבְלֹתֵיכֶֽם׃
O rei de Mitzraim disse-lhes: “Por que motivo, Mosheh e Aharon, vocês deixariam o povo livre de suas tarefas? Volte para seus fardos!
וַיֹּ֣אמֶר פַּרְעֹ֔ה הֵן־רַבִּ֥ים עַתָּ֖ה עַ֣ם הָאָ֑רֶץ וְהִשְׁבַּתֶּ֥ם אֹתָ֖ם מִסִּבְלֹתָֽם׃
Faraó disse: “Aqui, agora, são muitos os povos da terra, e você gostaria que eles cessassem seus fardos!”
וַיְצַ֥ו פַּרְעֹ֖ה בַּיּ֣וֹם הַה֑וּא אֶת־הַנֹּגְשִׂ֣ים בָּעָ֔ם וְאֶת־שֹׁטְרָ֖יו לֵאמֹֽר׃
Assim, naquele dia, Faraó deu ordem aos escravizadores do povo e aos seus oficiais, dizendo:
לֹ֣א תֹאסִפ֞וּן לָתֵ֨ת תֶּ֧בֶן לָעָ֛ם לִלְבֹּ֥ן הַלְּבֵנִ֖ים כִּתְמ֣וֹל שִׁלְשֹׁ֑ם הֵ֚ם יֵֽלְכ֔וּ וְקֹשְׁשׁ֥וּ לָהֶ֖ם תֶּֽבֶן׃
“Não dareis mais palha ao povo para fazer tijolos como ontem e anteontem; sejam eles os que vão colher palha para si!
וְאֶת־מַתְכֹּ֨נֶת הַלְּבֵנִ֜ים אֲשֶׁ֣ר הֵם֩ עֹשִׂ֨ים תְּמ֤וֹל שִׁלְשֹׁם֙ תָּשִׂ֣ימוּ עֲלֵיהֶ֔ם לֹ֥א תִגְרְע֖וּ מִמֶּ֑נּוּ כִּֽי־נִרְפִּ֣ים הֵ֔ם עַל־כֵּ֗ן הֵ֤ם צֹֽעֲקִים֙ לֵאמֹ֔ר נֵלְכָ֖ה נִזְבְּחָ֥ה לֵאלֹהֵֽינוּ׃
Mas a (mesma) medida de tijolos que eles fizeram, ontem e anteontem, você deve impor-lhes, não deve subtrair dela! Pois eles são negligentes – por isso clamam, dizendo: ‘Vamos, vamos abater (oferendas) ao nosso elo’ah!’
תִּכְבַּ֧ד הָעֲבֹדָ֛ה עַל־הָאֲנָשִׁ֖ים וְיַעֲשׂוּ־בָ֑הּ וְאַל־יִשְׁע֖וּ בְּדִבְרֵי־שָֽׁקֶר׃
Deixe a servidão pesar muito sobre os homens! Eles terão que fazer isso, para que não prestem mais atenção a palavras falsas!”
וַיֵּ֨צְא֜וּ נֹגְשֵׂ֤י הָעָם֙ וְשֹׁ֣טְרָ֔יו וַיֹּאמְר֥וּ אֶל־הָעָ֖ם לֵאמֹ֑ר כֹּ֚ה אָמַ֣ר פַּרְעֹ֔ה אֵינֶ֛נִּי נֹתֵ֥ן לָכֶ֖ם תֶּֽבֶן׃
Os escravizadores do povo e seus oficiais saíram e disseram ao povo: “Assim diz Faraó: ‘Não vos darei palha:
אַתֶּ֗ם לְכ֨וּ קְח֤וּ לָכֶם֙ תֶּ֔בֶן מֵאֲשֶׁ֖ר תִּמְצָ֑אוּ כִּ֣י אֵ֥ין נִגְרָ֛ע מֵעֲבֹדַתְכֶ֖ם דָּבָֽר׃
Vá você, pegue palha, onde quer que você possa encontrá-la, na verdade, nenhuma (carga) deve ser subtraída de sua servidão!'”
וַיָּ֥פֶץ הָעָ֖ם בְּכׇל־אֶ֣רֶץ מִצְרָ֑יִם לְקֹשֵׁ֥שׁ קַ֖שׁ לַתֶּֽבֶן׃
O povo se espalhou por toda a terra de Mitzraim, recolhendo restolhos para fazer palha.
וְהַנֹּגְשִׂ֖ים אָצִ֣ים לֵאמֹ֑ר כַּלּ֤וּ מַעֲשֵׂיכֶם֙ דְּבַר־י֣וֹם בְּיוֹמ֔וֹ כַּאֲשֶׁ֖ר בִּהְי֥וֹת הַתֶּֽבֶן׃
Mas os senhores de escravos pressionaram-nos fortemente, dizendo: “Terminem as vossas tarefas, a carga de trabalho de cada dia no seu dia, como quando havia palha!
וַיֻּכּ֗וּ שֹֽׁטְרֵי֙ בְּנֵ֣י יִשְׂרָאֵ֔ל אֲשֶׁר־שָׂ֣מוּ עֲלֵהֶ֔ם נֹגְשֵׂ֥י פַרְעֹ֖ה לֵאמֹ֑ר מַדּ֡וּעַ לֹא֩ כִלִּיתֶ֨ם חׇקְכֶ֤ם לִלְבֹּן֙ כִּתְמ֣וֹל שִׁלְשֹׁ֔ם גַּם־תְּמ֖וֹל גַּם־הַיּֽוֹם׃
E os oficiais dos Filhos de Israel, a quem os escravos do Faraó haviam colocado sobre eles, foram espancados, eles disseram (para eles): “Por que motivo vocês não terminaram de assar sua porção como ontem e anteontem, então ontem, então hoje?”
וַיָּבֹ֗אוּ שֹֽׁטְרֵי֙ בְּנֵ֣י יִשְׂרָאֵ֔ל וַיִּצְעֲק֥וּ אֶל־פַּרְעֹ֖ה לֵאמֹ֑ר לָ֧מָּה תַעֲשֶׂ֦ה כֹ֖ה לַעֲבָדֶֽיךָ׃
Os oficiais dos Filhos de Israel vieram e clamaram ao Faraó, dizendo: “Por que você faz assim com seus servos?
תֶּ֗בֶן אֵ֤ין נִתָּן֙ לַעֲבָדֶ֔יךָ וּלְבֵנִ֛ים אֹמְרִ֥ים לָ֖נוּ עֲשׂ֑וּ וְהִנֵּ֧ה עֲבָדֶ֛יךָ מֻכִּ֖ים וְחָטָ֥את עַמֶּֽךָ׃
Nenhuma palha está sendo dada aos seus servos, e quanto aos tijolos – eles nos dizem: ‘Faça (eles)!’ Aqui, seus servos estão sendo espancados, e a culpa é do seu povo!”
וַיֹּ֛אמֶר נִרְפִּ֥ים אַתֶּ֖ם נִרְפִּ֑ים עַל־כֵּן֙ אַתֶּ֣ם אֹֽמְרִ֔ים נֵלְכָ֖ה נִזְבְּחָ֥ה לַֽיהֹוָֽה׃
Mas ele disse: “Você está relaxado, relaxado, por isso você diz: ‘Vamos, vamos abater (oferendas) a YHVH’ –
וְעַתָּה֙ לְכ֣וּ עִבְד֔וּ וְתֶ֖בֶן לֹא־יִנָּתֵ֣ן לָכֶ֑ם וְתֹ֥כֶן לְבֵנִ֖ים תִּתֵּֽנוּ׃
então agora, vá servir; nenhuma palha será dada a você, e a medida completa em tijolos você deverá devolver!”
וַיִּרְא֞וּ שֹֽׁטְרֵ֧י בְנֵֽי־יִשְׂרָאֵ֛ל אֹתָ֖ם בְּרָ֣ע לֵאמֹ֑ר לֹא־תִגְרְע֥וּ מִלִּבְנֵיכֶ֖ם דְּבַר־י֥וֹם בְּיוֹמֽוֹ׃
Os oficiais dos Filhos de Israel viram que estavam em uma situação difícil, tendo que dizer: “Não subtraia dos seus tijolos a carga de trabalho de cada dia!”
וַֽיִּפְגְּעוּ֙ אֶת־מֹשֶׁ֣ה וְאֶֽת־אַהֲרֹ֔ן נִצָּבִ֖ים לִקְרָאתָ֑ם בְּצֵאתָ֖ם מֵאֵ֥ת פַּרְעֹֽה׃
Eles confrontaram Mosheh e Aharon, posicionando-se para enfrentá-los quando eles saíram da presença de Faraó,
וַיֹּאמְר֣וּ אֲלֵהֶ֔ם יֵ֧רֶא יְהֹוָ֛ה עֲלֵיכֶ֖ם וְיִשְׁפֹּ֑ט אֲשֶׁ֧ר הִבְאַשְׁתֶּ֣ם אֶת־רֵיחֵ֗נוּ בְּעֵינֵ֤י פַרְעֹה֙ וּבְעֵינֵ֣י עֲבָדָ֔יו לָֽתֶת־חֶ֥רֶב בְּיָדָ֖ם לְהׇרְגֵֽנוּ׃
eles lhes disseram: “Que YHVH os veja e julgue, por ter feito o nosso cheiro cheirar mal aos olhos de Faraó e aos olhos de seus servos, colocando-lhes uma espada nas mãos, para nos matar!”
וַיָּ֧שׇׁב מֹשֶׁ֛ה אֶל־יְהֹוָ֖ה וַיֹּאמַ֑ר אֲדֹנָ֗י לָמָ֤ה הֲרֵעֹ֙תָה֙ לָעָ֣ם הַזֶּ֔ה לָ֥מָּה זֶּ֖ה שְׁלַחְתָּֽנִי׃
Mosheh voltou a YHVH e disse: “Meu Senhor, por que razão você tratou tão mal este povo? Por que motivo você me enviou?
וּמֵאָ֞ז בָּ֤אתִי אֶל־פַּרְעֹה֙ לְדַבֵּ֣ר בִּשְׁמֶ֔ךָ הֵרַ֖ע לָעָ֣ם הַזֶּ֑ה וְהַצֵּ֥ל לֹא־הִצַּ֖לְתָּ אֶת־עַמֶּֽךָ׃
Desde que vim ao Faraó para falar em seu nome, ele só fez mal a este povo e resgatou - você não resgatou o seu povo!
וַיֹּ֤אמֶר יְהֹוָה֙ אֶל־מֹשֶׁ֔ה עַתָּ֣ה תִרְאֶ֔ה אֲשֶׁ֥ר אֶֽעֱשֶׂ֖ה לְפַרְעֹ֑ה כִּ֣י בְיָ֤ד חֲזָקָה֙ יְשַׁלְּחֵ֔ם וּבְיָ֣ד חֲזָקָ֔ה יְגָרְשֵׁ֖ם מֵאַרְצֽוֹ׃ {ס}
YHVH disse a Mosheh: “Agora você verá o que farei com Faraó: pois com mão forte ele os libertará, e com mão forte os expulsará de sua terra”. S
