Save "Carruagens de Fogo
"
Carruagens de Fogo
"Carruagens de Fogo", vencedor do Oscar de Melhor Filme de 1981, trata da natureza dos esportes, da motivação competitiva e da consistência de convicções pessoais. A obra retrata a história de alguns integrantes da delegação britânica nos Jogos Olímpicos de 1924 e aqui daremos atenção especial à figura de Eric Liddell, missionário presbiteriano escocês e atleta excepcional. Eric sentia que seu poder como corredor era uma manifestação da Vontade Divina e, por conta disso, se dispunha a correr "em nome de D'us".

Na tradição judaica, existe a noção de que tudo o que fazemos neste mundo deve ser feito para glorificar a D'us. O texto clássico do Pirkei Avot, a "Ética dos Pais", afirma: "Tudo o que o Santo Abençoado criou em Seu mundo, Ele criou apenas para a Sua glória." Nossos Sábios deduzem dessa fonte que mesmo atos mundanos podem adquirir santidade se os praticarmos com a atitude correta. Comer pode ser uma mitzvá se comermos para nutrir nosso corpo físico, a fim de sermos fortes para servir a D'us. Dormir pode ser uma mitzvá se dormirmos o necessário para o corpo descansar e consigamos nos levantar "como um leão" no dia seguinte para fazer a vontade de Hashem. É essa mentalidade que exemplifica o caráter de Eric Liddell. Ele via a vida como uma oportunidade para servir seu Criador, e via suas realizações não apenas como resultado de seus próprios esforços, mas também do envolvimento pessoal de D'us em seu destino.

(יא) כָּל מַה שֶּׁבָּרָא הַקָּדוֹשׁ בָּרוּךְ הוּא בְּעוֹלָמוֹ, לֹא בְרָאוֹ אֶלָּא לִכְבוֹדוֹ, שֶׁנֶּאֱמַר (ישעיה מג), כֹּל הַנִּקְרָא בִשְׁמִי וְלִכְבוֹדִי בְּרָאתִיו יְצַרְתִּיו אַף עֲשִׂיתִיו, וְאוֹמֵר (שמות טו), יי יִמְלֹךְ לְעֹלָם וָעֶד.

(11) Tudo o que o Santo Abençoado criou em Seu mundo, Ele criou apenas para Sua glória, como é dito: “Todos os que estão ligados ao Meu nome, a quem eu criei, formei e fiz são para a Minha glória” (Yeshayahu 43:7), e como é dito: "O Eterno reinará para todo o sempre" (Shemot 15:18).

No entanto, a irmã de Eric, Jenny, o desencoraja de correr, temendo que isso o afaste do trabalho missionário. Jenny teme que Eric começará a buscar fama e a estima dos homens, em vez de permanecer devotado exclusivamente a D’us.
De fato, a jornada esportiva de Eric o colocaria em uma situação muito desafiadora relacionada à prática do "Dia Sabático" que, na tradição cristã, é celebrado aos domingos. Na cena abaixo, o filme prepara o terreno para o dilema a ser apresentado posteriormente, enfatizando o rigor com o qual Eric cumpria e professava a prática do "Dia Sabático."

(ח) זָכ֛וֹר֩ אֶת־י֥֨וֹם הַשַּׁבָּ֖֜ת לְקַדְּשֽׁ֗וֹ (ט) שֵׁ֤֣שֶׁת יָמִ֣ים֙ תַּֽעֲבֹ֔ד֮ וְעָשִׂ֖֣יתָ כָּל־מְלַאכְתֶּֽךָ֒ (י) וְי֙וֹם֙ הַשְּׁבִיעִ֔֜י שַׁבָּ֖֣ת ׀ לַיי אֱלֹקֶ֑֗יךָ לֹֽ֣א־תַעֲשֶׂ֣֨ה כָל־מְלָאכָ֡֜ה אַתָּ֣ה ׀ וּבִנְךָֽ֣־וּ֠בִתֶּ֗ךָ עַבְדְּךָ֤֨ וַאֲמָֽתְךָ֜֙ וּבְהֶמְתֶּ֔֗ךָ וְגֵרְךָ֖֙ אֲשֶׁ֥֣ר בִּשְׁעָרֶֽ֔יךָ (יא) כִּ֣י שֵֽׁשֶׁת־יָמִים֩ עָשָׂ֨ה יי אֶת־הַשָּׁמַ֣יִם וְאֶת־הָאָ֗רֶץ אֶת־הַיָּם֙ וְאֶת־כָּל־אֲשֶׁר־בָּ֔ם וַיָּ֖נַח בַּיּ֣וֹם הַשְּׁבִיעִ֑י עַל־כֵּ֗ן בֵּרַ֧ךְ יי אֶת־י֥וֹם הַשַּׁבָּ֖ת וַֽיְקַדְּשֵֽׁהוּ׃ (ס)

(8) Lembre-se do dia de Shabat e o santifique. (9) Seis dias trabalharás e farás todo o teu trabalho; (10) mas o sétimo dia é Shabat para o Eterno, teu D'us; você não fará nenhum trabalho - você, seu filho ou filha, seu servo ou serva, ou seu gado, ou o estrangeiro que está dentre seus portões. (11) Porque em seis dias o Eterno fez o céu, a terra e o mar, e tudo o que neles há, e descansou no sétimo dia; pelo que o Eterno abençoou o dia de Shabat e o santificou.

Prestes a embarcar no navio da delegação olímpica, Eric recebe a notícia que suas provas eliminatórias foram marcadas para um domingo, considerado como o "Dia Sabático" na tradição cristã.
Assistimos abaixo a abertura dos Jogos Olímpicos de 1924 e, na sequência, acompanhamos a corrida em que Andrew Lindsay, um dos companheiros de esporte de Eric Liddel, vence a Medalha de Prata. O príncipe de Gales, futuro rei da Grã-Bretanha é uma das personalidades ilustres que acompanha os eventos da platéia.
Na cena abaixo, Eric é requisitado a comparecer diante do Príncipe de Gales e do Comitê Olímpico da Grã Bretanha. Na reunião, Eric é colocado contra a parede pelos demais, que insistem para que ele abra mão de suas convicções religiosas e participe de uma corrida no domingo - dia santo de acordo com a fé cristã.
Eric Liddell tem que lutar com seu desejo de competir e vencer, por um lado, e seu desejo de ser fiel às suas crenças religiosas, por outro. No final, ele coloca seus princípios fundamentais antes do ganho pessoal. Além disso, ele entende que toda a sua força vem de D'us e que todas as suas atividades terrenas devem expressar sua conexão com o Divino. Em Carruagens de Fogo, Eric Liddell nos lembra de colocar a integridade espiritual a frente da glória mundana.
De uma perspectiva judaica, a atitude de Eric Liddell é análoga à mitzva de 'Kidush Hashem' - santificação do nome de D'us - uma manifestação pública de firmeza de valores e submissão à vontade de D'us, conforme ensinam as fontes abaixo.

(לב) וְלֹ֤א תְחַלְּלוּ֙ אֶת־שֵׁ֣ם קָדְשִׁ֔י וְנִ֨קְדַּשְׁתִּ֔י בְּת֖וֹךְ בְּנֵ֣י יִשְׂרָאֵ֑ל אֲנִ֥י יי מְקַדִּשְׁכֶֽם׃

(32) Não profanarás o Meu santo nome, e santifica-me no meio do povo de Israel - Eu, o Eterno que vos santifico,

היא שצונו לקדש את שמו והוא אמרו ונקדשתי בתוך בני ישראל. וענין זאת המצוה אשר אנחנו מצווים לפרסם האמונה הזאת האמתית בעולם ושלא נפחד בהיזק שום מזיק ואע"פ שבא עלינו מכריח לבקש ממנו לכפותנו שלא נשמע אליו אבל נמסור עצמנו למיתה ולא נתעהו לחשוב שכפרנו אע"פ שלבותינו מאמינים בו יתעלה.

[...]

ולשון ספרא על מנת כך הוצאתי אתכם מארץ מצרים על מנת שתקדשו שמי ברבים.

Essa mitzvá nos ordena a santificar o Nome de D'us. Esse é o sentido de "santifica-me no meio do povo de Israel". Esta mitzvá exige que divulguemos essa fé genuína no mundo e que não temamos o dano a ser causado por qualquer algoz e que um tirano poderoso tente nos forçar a negar D'us devemos não obedecê-lo. Devemos nos submeter mesmo à morte, não permitindo que qualquer um pense que negamos a D'us [por negá-Lo externamente], mesmo que ainda mantenhamos a crença Nele em nossos corações.

[...]

Diz o 'Sifra': "Para esse propósito vos tirei do Egito; para que santifiquem publicamente o Meu Nome".

Selecionado para competir na corrida de 100 e 200 metros pela Grã-Bretanha nos Jogos Olímpicos de Paris de 1924, Liddell chocou o mundo esportivo quando anunciou a sua desistência na prova dos 100 metros por motivos religiosos: as eliminatórias deveriam ser disputadas em um domingo, o que Liddell de imediato recusou. Liddell substituiu então essa prova pela dos 400 metros, onde viria a obter a medalha de ouro com o tempo de 47,6 segundos, à época recorde mundial! Na cena acima, assistimos o momento da Conquista do Ouro de Eric!
A expressão "Carruagens de Fogo" faz referência a uma passagem do Tanach (Melachim Beit 6:15-17) assim como indicado abaixo:
(טו) וַ֠יַּשְׁכֵּם מְשָׁרֵ֨ת אִ֥ישׁ הָֽאֱלֹקִים֮ לָקוּם֒ וַיֵּצֵ֕א וְהִנֵּה־חַ֛יִל סוֹבֵ֥ב אֶת־הָעִ֖יר וְס֣וּס וָרָ֑כֶב וַיֹּ֨אמֶר נַעֲר֥וֹ אֵלָ֛יו אֲהָ֥הּ אֲדֹנִ֖י אֵיכָ֥ה נַֽעֲשֶֽׂה׃ (טז) וַיֹּ֖אמֶר אַל־תִּירָ֑א כִּ֤י רַבִּים֙ אֲשֶׁ֣ר אִתָּ֔נוּ מֵאֲשֶׁ֖ר אוֹתָֽם׃ (יז) וַיִּתְפַּלֵּ֤ל אֱלִישָׁע֙ וַיֹּאמַ֔ר יי פְּקַח־נָ֥א אֶת־עֵינָ֖יו וְיִרְאֶ֑ה וַיִּפְקַ֤ח יי אֶת־עֵינֵ֣י הַנַּ֔עַר וַיַּ֗רְא וְהִנֵּ֨ה הָהָ֜ר מָלֵ֨א סוּסִ֥ים וְרֶ֛כֶב אֵ֖שׁ סְבִיבֹ֥ת אֱלִישָֽׁע׃

(15) Quando o ajudante do homem de D;us levantou-se cedo e saiu, viu uma força, com cavalos e carruagens, cercando a cidade. "Oh, mestre, o que devemos fazer?" seu servo perguntou a ele. (16) "Não tenha medo", respondeu ele. "Há mais do nosso lado do que do deles." (17) Elisha orou: “Eterno, abre os olhos dele e deixa-o ver.” E o Eterno abriu os olhos do servo e ele viu as colinas ao redor de Elisha cobertas de cavalos e carruagens de fogo.

D’us preparou uma forma de garantir a vitória de Elisha quando a visão natural das coisas parecia indicar que tudo estava perdido. Eric Liddell, como Elisha, foi fiel a D’us e aqueles ao seu redor viam poucas chances para o seu sucesso. O título do filme sugere que assim como no caso das Carruagens de Fogo de Elisha, D’us moveu forças espirituais para preparar um caminho para a vitória de Liddel.
Por fim, clique no link abaixo para responder duas questões de múltipla escolha sobre as mensagens judaicas que extraímos do filme "Carruagens de Fogo" e da sua comparação com os filmes que assistimos anteriormente!
Clique aqui! >>> Questões de Síntese e Revisão! <<< Clique aqui!