Save "Poder da sinceridade
"
Poder da sinceridade
Dovid HaMelech escreve: [1]Hashem ESTÁ Tudo de todos os que invocam uma Ele - todos os que invocam com sinceridade. As palavras " Hashem está perto de todos que invocam " parecem redundantes. No entanto, o Ba'al Hafla'ah em Panim Yafos explica uma primeira parte do verso " Hashem está perto de todos os que são invocados ", refere-se uma vez antes de realmente invocar Hashem. Hashem, em Sua bondade, o despertar para que possa encontrar uma descrição que o invoque com sinceridade - seja ele despertado para orar a Hashem com sinceridade.Quando uma pessoa reza com sinceridade, uma Hashem pode ajudá-lo em seu tempo de importância. [2]
Às vezes, Hashem deve ativar uma pessoa ou povo judeu como um todo para despertar o tipo de sinceridade necessário para evocar uma salvação. Por exemplo, no final do exercício, o faraó torna-se como escravidão mais duras, recusando-se a servir os materiais para fazer tijolos, enquanto ainda exige a mesma produção. [3]
Por que Hashem uma empresa voltando à nossa situação? Rav Mattisyahu Salomon [4] explica que, “... Quando Hashem quer nos redimir, mas está em silêncio para justificar uma redenção, Ele intensifica como trevas ... [5] As dificuldades [6] são para nos levar a alcançar Hashem com níveis mais elevados de oração ... ” [7]
De fato, Rabeinu Bachayei diz, enquanto redenção do retorno, eles eram dignos de ser redimidos. No entanto, uma vez que todos eles gritaram em uníssono do trabalho eles estavam passando, tefillos foram aceitos. Como o posuk [8] diz: "Seu clamor ... subiu para D'us".
Além disso, Rav Yitzchok Hutner ztl , diz: “A propósito não é tirar os problemas. O propósito do problema é nos levar à oração ”. [9]
Esse pensamento está relacionado no Midrash : [10]
Bnei Yisrael: Chora e ora com a mesma - e eu aceitarei. Os antepassados, quando foram escravizados no Egito, não foram redimidos através da oração? Como diz: "E o povo de Israel, um servidão e a gritava ..." [11] Assim também o povo de Yerushalayim, mesmo que eles me irritam - estão agora diante de Mim, eu tenho misericórdia deles ”.
Em Tehilim , afirma: “O rosto de quem é contra os malfeitores, para tirar uma memória da terra. Eles, então, justos, gritaram e Hashem ouviu e de todos os seus problemas Ele os resgatou. ” [12]
O poder da tefilá para induzir o processo de Georreia é descrito nas palavras do Midrash : [13]
"Quando Israel saiu do Egito, para trás e viu-se nos seus anseios, quando eles voltaram, quando eles viram, foram cercados por todos os lados?" . Bendito SEJA Ele, como está Escrito: [ ... ] '... EO Bnei Yisrael gritou para Hashem'. Por Que Hashem fez ISSO COM ELES? Porque Hashem ansiava POR Orações SUAS.
Os Chevlei Mashiach são orientados a levar os Bnei Yisroel a um nível mais alto de atenção e, assim, tornar-se mais conscientes da nossa total dependência do Criador. Como Chazal nos ensina: “Por que ele foi chamado Yishmael? No Fim dos Dias, Hashem (Eil), ouvir os gritos [de Israel] como resultado das ações do Bnei Yishmael na Terra. ” [15]
Hashem começou a tirá-los do Egito com uma mão forte e um braço estendido. Hashem, então, they want to voice voice again, mas they could not foram que that precisavam chamá-lo. O que Hashem fez? Ele incitou Faraó a persegui-los, como está escrito: [16] 'E Faraó se aproximava,' imediatamente seguido por '... e Bnei Israel clamaram a Hashem. Naquela época, 'Isto é o que procura, para ouvir a sua voz'.
É evidente a partir dos eventos em nossos tempos que Hashem quer resgatar seus filhos e conectar-se a eles com um vínculo eterno, como está escrito: "e eu desposar-te-ei com fidelidade." [17]
Falando de fé, o Zohar [18] afirma o seguinte:
“Rebi Shimon bar Yochai levantou os olhos para o céu e exclamou: 'Ai da geração no tempo da vinda de Mashiach! Feliz é uma geração na época da Mashiach!
A saída gerada, pois quando Hashem decide trazer o Geulah, Ele irá olhar para o mundo e ver se existe um tsadic que seja digno de trazer uma redenção. Hashem que não há um que tem mérito suficiente para isso, e as grandes alianças para as pessoas judeu, para que o Geulah ocorra..
When same time, happy is this generation, to that that struttle the test of the testing the unimedia with forte in hadh merecerá. Você não tem que se arrepender com a mudança de suas impurezas são removidas..
O Chofeitz Chayim [19] escreveu: “Todos os grandes problemas que causam sobre nós, dos quais ainda não são salvos, são porque não são gritamos e aumentaram nossas orações em resposta a eles. Se tivéssemos orado (corretamente), não teríamos retornado de mãos vazias. E não é suficientemente that shemoneh Esrei as três vezes ao dia; Tem várias vezes por ele deve desenvolver seus pedidos na solidão, em sua casa, nas profundezas do seu coração. As três entidades são tipicamente rotineiras que, de fato, se concentram durante o processo de superação do risco de morte.Talhing emergiria com uma intenção muito profunda, com o coração partido e com grande humildade. Tal atitude não pode ficar sem resposta ...! "
Em relação à enunciação, o Nefesh HaChayim [20] afirma: “Como pessoas não percebem que a divisão divide os céus, abre os portões e se eleva no alto.” Na verdade, o Gemara diz: “Tefilá está no auge do universo, as as tomam isso de ânimo leve. ” [21] Vemos no Gemara [22] que, “ Uma vez severa inspirou o rabino Akiva uma oração formal: 'Pai Nosso, Nosso Rei'. ” Da mesma forma, o Medrash [23] explica que asias como Matriarcas eram estéreis porque Hashem desejava suas orações.
Portanto, Hashem escutou as vozes gemendo de Bnei Yisrael no Egito, Hashem vai ouvir nossos gritos hoje. No mérito de que a atenção e o choro, Hashem vai rapidamente trazer a Redenção, como está escrito: [24] "Rav Yitzchak disse que a salvação de Israel depende apenas de chorar ... como está escrito: [25] " ... com chorando, eles virão e, com lamentos, eu os conduzirei '”.

[1] 1] Tehillim 145: 18.
[2] “O poder de ajudar e salvar” (ver II Divrei HaYamim 25: 8). Como Dovid HaMelech enfatizou: “Minha ajuda é Hashem, Criador do Céu e da Terra” ( Tehilim 121: 3).
[3] Veja Shemos 5: 7-8.
[4] Com corações cheios de fé, páginas 124-125.
[5] O Gemara ( Ta'anis 10a) nos diz que as nuvens mais escuras contêm mais chuva. Rav Miller explica que é apenas através da escuridão que vemos a luz e não necessariamente de imediato. O Zohar descreve קרדנותא דצפרא, a escuridão profunda da qual a luz do dia emana. Por esta razão, a palavra para a manhã , שחר, está relacionada com שחור, preto , porque o movimento imediatamente anterior ao amanhecer é o período mais escuro da noite (Vilna Gaon, Aveni Eliyahu . Veja também A Sabedoria no Alfabeto Hebraico por Rabbi Munk zt ”L , página 226).
[6] O Medrash diz: "O sofrimento serve como expiação do homem" ( Bereishis Rabbah 65: 9). No entanto, o Gemara diz: "Uma pessoa cujo sofrimento faz com que ele desafie D'us não é pecaminosa" ( Bava Basra 16b). Quanto ao sofrimento, veja também Berachos 5a-b e Sotah 11a).
[7] O Nefesh HaChayim (2:11) cita o Zohar ( Parashas Vayikra 201a), que afirma: “As pessoas não percebem que a oração divide os céus, abre os portões e se eleva no alto”. O que o Zohar menciona sobre a tefilá pode ser encontrado no Gemara , "Há coisas que estão nas alturas do universo, mas as pessoas as tomam levemente" ( Berachos 6b). Vemos no Gemara que “uma grave seca inspirou o rabino Akiva a formular a oração: 'Pai nosso, nosso rei'. ( Ta'anis 25b). Da mesma forma, o Medrashexplica que uma das razões pelas quais as Matriarcas eram estéreis era porque Hashem desejava suas orações ( Bereishis Rabá 45: 4).
[8] veja Shemos 2:23.
[9] ver Pachad Yitzchok, Pesach, Maamar 14 para uma elaboração mais aprofundada deste pensamento.
[10] Shemos Rabá 38: 4.
[11] Shemos 2.
[12] Tehilim 34: 17-18.
[13] Shemos Rabá 21: 5.
[14] Ibid.
[15] Pirkei D'Rebbi Eliezer, capítulo 32.
[16] Shemos 14:10.
[17] Hoshea 2:22.
[18] Shemos 6b ou 7b 'רבי שמעון זקף'.
[19] Kuntrus Likutei Amarim, capítulo 10.
[20] 2:11.
[21] Berachos 6b.
[22] Ta'anis 25b.
[23] Bereshit Rabá 45: 4.
[24] Zohar volume 2, página 12b.
[25] Yirmiyahu 31: 8.