Save "Parashat Behukotai com as fontes destacadas
"
Parashat Behukotai com as fontes destacadas

A Hipótese Suplementar propõe o entendimento de que o Humash foi composto por vários escritores diferentes. Isto por si só, já reflete um consenso acadêmico esmagador sobre a autoria dos livros bíblicos, mesmo entre estudiosos que não subscrevem em específico à Hipótese Suplementar do Dr Tzemah Yoreh.

De acordo com a Hipótese Suplementar, a narrativa bíblica é dividida em camadas. Isso significa dizer que, nenhum editor "rasurou" as partes da Bíblia Hebraica com as quais discordava e as destruiu; se o tivesse feito, não encontraríamos essas repetições e contradições.

Em vez disso, a narrativa bíblica começou com uma base coerente e fundamental, que com o tempo acumulou cada vez mais histórias tradicionais. Ao contrário dos processos geológicos, porém, este processo de adição foi deliberado.

O que aconteceria se um autor discordasse do enredo ou da visão de mundo de seu antecessor?

Ele não se limitava a atacar a narrativa adversária; em vez disso, ele tentava enterrar o ponto de vista do seu antecessor, repetindo a sua própria visão de mundo várias vezes, distorcendo assim a nossa compreensão da história de novas maneiras.

Cada geração de leitores via o mundo de forma diferente e como se fosse a única e portanto, cada geração de escritores procurava adaptar a herança cultural dos seus antecessores à sua própria situação.

Não pretendemos simplesmente descartar histórias anteriores; em vez disso, a intenção dos escritores posteriores foi transformar a nossa compreensão dessas histórias através dos seus acréscimos.

​​​​​​​

Pensa-se que o núcleo do texto bíblico sobre o qual todas as outras narrativas foram colocadas tenha sido composto em meados ou finais do século oitavo antes da era comum, no final do apogeu do Reino de Efraim do Norte (um dos dois reinos que ocupavam o Israel bíblico). Esta camada, comumente designada por "E", está indicada com texto ÍNDIGO. A primeira parashá que contém texto desta camada foi a parashat Va'erá, o Sefer Bereshit.


⬛ Pensa-se que a camada mais antiga seguinte tenha sido composta no final do século oitavo ou início do século sétimo antes da era comum, no Reino de Iehudá, no sul. Esta camada, comummente conhecida como "J", está indicada com um texto AZUL.


⬛O estrato seguinte, que se pensa ter sido composto durante o período exílico e pós-exílico inicial (571-486 antes da era comum) é, como explica o Dr. Yoreh, "responsável por suplementar a narrativa de 'J' com datas, nomes e números, assim 'ordenando' e autenticando o relato de 'J'". Esta camada, comumente referida como 'P' (para Priestly = 'Sacerdotal') aparece aqui no texto VERDE.


⬛O estrato seguinte popularizou a lei kohanita para o remanescente de Iehudá após a destruição do Templo, e funcionou como intermediário entre as listas e leis kohanitas e a narrativa circundante. Esta camada, que o Dr. Yoreh chama de 'H' (referindo-se ao 'Código de Santidade') aparece aqui em texto VERDE LIMÃO.


⬛A camada mais recente de texto, é um texto pós-exílico (pré-século terceiro antes da era comum) que o Dr. Yoreh se refere como o "Bridger" que complementa estratos anteriores com genealogias e mitos populares, fornecendo pontes narrativas entre ciclos de histórias distantes. Este estrato "B" é apresentado aqui em FUCHSIA.

O núcleo do texto bíblico "E", a sua camada suplementar inicial "J" e o seu suplemento posterior "B" estão ausentes do Sefer Vaicrá.

Parashat Behukotai (Vaicrá 26:3–27:34) no ciclo anual de leitura da Torá conclui o Sefer Vaicrá. É precedida pela parashat BeHar (Vaicrá 25:1-26:2) com a qual se combina em anos judaicos bissextos. A Parashat BaMidbar (BaMidbar1:1–4:20) é a próxima.

אִם־בְּחֻקֹּתַ֖י תֵּלֵ֑כוּ וְאֶת־מִצְוֺתַ֣י תִּשְׁמְר֔וּ וַעֲשִׂיתֶ֖ם אֹתָֽם׃

“Se você andar pelos meus decretos, e guardar os meus mandamentos, e os observar e fazer,

וְנָתַתִּ֥י גִשְׁמֵיכֶ֖ם בְּעִתָּ֑ם וְנָתְנָ֤ה הָאָ֙רֶץ֙ יְבוּלָ֔הּ וְעֵ֥ץ הַשָּׂדֶ֖ה יִתֵּ֥ן פִּרְיֽוֹ׃

então darei as vossas chuvas no seu devido tempo, para que a terra dê o seu rendimento e as árvores do campo dêem os seus frutos.

וְהִשִּׂ֨יג לָכֶ֥ם דַּ֙יִשׁ֙ אֶת־בָּצִ֔יר וּבָצִ֖יר יַשִּׂ֣יג אֶת־זָ֑רַע וַאֲכַלְתֶּ֤ם לַחְמְכֶם֙ לָשֹׂ֔בַע וִֽישַׁבְתֶּ֥ם לָבֶ֖טַח בְּאַרְצְכֶֽם׃

A debulha ultrapassará a safra para você, e a colheita superará a semeadura; você comerá a sua comida até ficar satisfeito e se estabelecerá em segurança na sua terra.

וְנָתַתִּ֤י שָׁלוֹם֙ בָּאָ֔רֶץ וּשְׁכַבְתֶּ֖ם וְאֵ֣ין מַחֲרִ֑יד וְהִשְׁבַּתִּ֞י חַיָּ֤ה רָעָה֙ מִן־הָאָ֔רֶץ וְחֶ֖רֶב לֹא־תַעֲבֹ֥ר בְּאַרְצְכֶֽם׃

Darei paz a toda a terra, para que você se deite sem ninguém que o faça tremer, farei com que animais selvagens perigosos cessem da terra, e uma espada não cruzará sua terra.

וּרְדַפְתֶּ֖ם אֶת־אֹיְבֵיכֶ֑ם וְנָפְל֥וּ לִפְנֵיכֶ֖ם לֶחָֽרֶב׃

Perseguirás os teus inimigos, e eles cairão à espada diante de ti;

וְרָדְפ֨וּ מִכֶּ֤ם חֲמִשָּׁה֙ מֵאָ֔ה וּמֵאָ֥ה מִכֶּ֖ם רְבָבָ֣ה יִרְדֹּ֑פוּ וְנָפְל֧וּ אֹיְבֵיכֶ֛ם לִפְנֵיכֶ֖ם לֶחָֽרֶב׃

cinco de vocês perseguirão cem, e cem de vocês, uma miríade de perseguidores, e seus inimigos cairão à espada diante de vocês.

וּפָנִ֣יתִי אֲלֵיכֶ֔ם וְהִפְרֵיתִ֣י אֶתְכֶ֔ם וְהִרְבֵּיתִ֖י אֶתְכֶ֑ם וַהֲקִימֹתִ֥י אֶת־בְּרִיתִ֖י אִתְּכֶֽם׃

Voltarei a minha face para vocês, tornando-os frutíferos e multiplicando-os, e estabelecerei minha aliança com vocês.

וַאֲכַלְתֶּ֥ם יָשָׁ֖ן נוֹשָׁ֑ן וְיָשָׁ֕ן מִפְּנֵ֥י חָדָ֖שׁ תּוֹצִֽיאוּ׃

Você comerá grãos velhos, os mais antigos armazenados, e os velhos pelos novos você terá que limpar.

וְנָתַתִּ֥י מִשְׁכָּנִ֖י בְּתוֹכְכֶ֑ם וְלֹֽא־תִגְעַ֥ל נַפְשִׁ֖י אֶתְכֶֽם׃

Colocarei meu Mishkan/Moradia no meio de vocês e não os repelirei.

וְהִתְהַלַּכְתִּי֙ בְּת֣וֹכְכֶ֔ם וְהָיִ֥יתִי לָכֶ֖ם לֵֽאלֹהִ֑ים וְאַתֶּ֖ם תִּהְיוּ־לִ֥י לְעָֽם׃

Andarei no meio de vocês, serei para vocês como Elohim, e vocês mesmos serão para mim como um povo.

אֲנִ֞י יְהֹוָ֣ה אֱלֹֽהֵיכֶ֗ם אֲשֶׁ֨ר הוֹצֵ֤אתִי אֶתְכֶם֙ מֵאֶ֣רֶץ מִצְרַ֔יִם מִֽהְיֹ֥ת לָהֶ֖ם עֲבָדִ֑ים וָאֶשְׁבֹּר֙ מֹטֹ֣ת עֻלְּכֶ֔ם וָאוֹלֵ֥ךְ אֶתְכֶ֖ם קֽוֹמְמִיּֽוּת׃ {פ}

Eu, o YHVH, sou o teu Elohim, que te tirei da terra de Mitzraim, de onde serviste eles; Quebrei as barras do seu jugo, permitindo que você andasse ereto!”

וְאִם־לֹ֥א תִשְׁמְע֖וּ לִ֑י וְלֹ֣א תַעֲשׂ֔וּ אֵ֥ת כׇּל־הַמִּצְוֺ֖ת הָאֵֽלֶּה׃

“Mas se vocês não me derem ouvidos, não observando todos estes mandamentos,

וְאִם־בְּחֻקֹּתַ֣י תִּמְאָ֔סוּ וְאִ֥ם אֶת־מִשְׁפָּטַ֖י תִּגְעַ֣ל נַפְשְׁכֶ֑ם לְבִלְתִּ֤י עֲשׂוֹת֙ אֶת־כׇּל־מִצְוֺתַ֔י לְהַפְרְכֶ֖ם אֶת־בְּרִיתִֽי׃

se vocês desprezarem minhas leis e repelirem meus regulamentos por não observarem todos os meus mandamentos, por violarem minha aliança,

אַף־אֲנִ֞י אֶֽעֱשֶׂה־זֹּ֣את לָכֶ֗ם וְהִפְקַדְתִּ֨י עֲלֵיכֶ֤ם בֶּֽהָלָה֙ אֶת־הַשַּׁחֶ֣פֶת וְאֶת־הַקַּדַּ֔חַת מְכַלּ֥וֹת עֵינַ֖יִם וּמְדִיבֹ֣ת נָ֑פֶשׁ וּזְרַעְתֶּ֤ם לָרִיק֙ זַרְעֲכֶ֔ם וַאֲכָלֻ֖הוּ אֹיְבֵיכֶֽם׃

Eu, por sua vez, farei isso com você: vou infligir-lhe choque, tuberculose e febre, desgastando os olhos e esgotando a respiração, você semeará sua semente em vão, pois seus inimigos a comerão.

וְנָתַתִּ֤י פָנַי֙ בָּכֶ֔ם וְנִגַּפְתֶּ֖ם לִפְנֵ֣י אֹיְבֵיכֶ֑ם וְרָד֤וּ בָכֶם֙ שֹֽׂנְאֵיכֶ֔ם וְנַסְתֶּ֖ם וְאֵין־רֹדֵ֥ף אֶתְכֶֽם׃

e porei o meu rosto contra ti, e serás atingido por uma praga diante dos teus inimigos; aqueles que te odeiam terão domínio sobre você, você fugirá, sem que ninguém o persiga!”

וְאִ֨ם־עַד־אֵ֔לֶּה לֹ֥א תִשְׁמְע֖וּ לִ֑י וְיָסַפְתִּי֙ לְיַסְּרָ֣ה אֶתְכֶ֔ם שֶׁ֖בַע עַל־חַטֹּאתֵיכֶֽם׃

“Agora, se depois de tudo isso você não me ouvir, continuarei a discipliná-lo sete vezes mais por seus erro —

וְשָׁבַרְתִּ֖י אֶת־גְּא֣וֹן עֻזְּכֶ֑ם וְנָתַתִּ֤י אֶת־שְׁמֵיכֶם֙ כַּבַּרְזֶ֔ל וְאֶֽת־אַרְצְכֶ֖ם כַּנְּחֻשָֽׁה׃

Vou quebrar seu orgulho feroz! Farei com que os seus céus sejam como o ferro, e a sua terra como o bronze,

וְתַ֥ם לָרִ֖יק כֹּחֲכֶ֑ם וְלֹֽא־תִתֵּ֤ן אַרְצְכֶם֙ אֶת־יְבוּלָ֔הּ וְעֵ֣ץ הָאָ֔רֶץ לֹ֥א יִתֵּ֖ן פִּרְיֽוֹ׃

para que seu poder seja gasto em vão; a tua terra não dará o seu rendimento, as árvores da terra não darão o seu fruto.

וְאִם־תֵּֽלְכ֤וּ עִמִּי֙ קֶ֔רִי וְלֹ֥א תֹאב֖וּ לִשְׁמֹ֣עַֽ לִ֑י וְיָסַפְתִּ֤י עֲלֵיכֶם֙ מַכָּ֔ה שֶׁ֖בַע כְּחַטֹּאתֵיכֶֽם׃

“Agora, se você andar comigo (em) oposição, e não consentir em me ouvir, continuarei contra você golpes, sete vezes mais, de acordo com seus erro -

וְהִשְׁלַחְתִּ֨י בָכֶ֜ם אֶת־חַיַּ֤ת הַשָּׂדֶה֙ וְשִׁכְּלָ֣ה אֶתְכֶ֔ם וְהִכְרִ֙יתָה֙ אֶת־בְּהֶמְתְּכֶ֔ם וְהִמְעִ֖יטָה אֶתְכֶ֑ם וְנָשַׁ֖מּוּ דַּרְכֵיכֶֽם׃

Soltarei contra você os perigosos animais selvagens do campo, para que eles o enlutem, para que eles exterminem (totalmente) seus animais domesticados, para que eles tornem vocês poucos e suas estradas se tornem desoladas.

וְאִ֨ם־בְּאֵ֔לֶּה לֹ֥א תִוָּסְר֖וּ לִ֑י וַהֲלַכְתֶּ֥ם עִמִּ֖י קֶֽרִי׃

“Agora, se depois destas coisas vocês não aceitarem a minha disciplina, mas (continuarem a) caminhar comigo (em) oposição,

וְהָלַכְתִּ֧י אַף־אֲנִ֛י עִמָּכֶ֖ם בְּקֶ֑רִי וְהִכֵּיתִ֤י אֶתְכֶם֙ גַּם־אָ֔נִי שֶׁ֖בַע עַל־חַטֹּאתֵיכֶֽם׃

Caminharei contigo, eu mesmo, com oposição; Eu vou bater em você, sim, eu mesmo, sete vezes mais pelos seus erros.

וְהֵבֵאתִ֨י עֲלֵיכֶ֜ם חֶ֗רֶב נֹקֶ֙מֶת֙ נְקַם־בְּרִ֔ית וְנֶאֱסַפְתֶּ֖ם אֶל־עָרֵיכֶ֑ם וְשִׁלַּ֤חְתִּי דֶ֙בֶר֙ בְּת֣וֹכְכֶ֔ם וְנִתַּתֶּ֖ם בְּיַד־אוֹיֵֽב׃

Trarei contra você uma espada vingadora, para me vingar da aliança. Se vocês se reunirem em suas cidades, enviarei a peste gratuita no meio de vocês, e vocês serão entregues nas mãos de seus inimigos.

בְּשִׁבְרִ֣י לָכֶם֮ מַטֵּה־לֶ֒חֶם֒ וְ֠אָפ֠וּ עֶ֣שֶׂר נָשִׁ֤ים לַחְמְכֶם֙ בְּתַנּ֣וּר אֶחָ֔ד וְהֵשִׁ֥יבוּ לַחְמְכֶ֖ם בַּמִּשְׁקָ֑ל וַאֲכַלְתֶּ֖ם וְלֹ֥א תִשְׂבָּֽעוּ׃ {ס}

Quando eu partir o “bastão de pão” para você, dez mulheres assarão seu pão em um forno; eles devolverão o seu pão por peso, e você comerá, mas não ficará satisfeito”.

וְאִ֨ם־בְּזֹ֔את לֹ֥א תִשְׁמְע֖וּ לִ֑י וַהֲלַכְתֶּ֥ם עִמִּ֖י בְּקֶֽרִי׃

“E se depois disso você não me ouvir, mas (ainda) caminhar comigo com oposição,

וְהָלַכְתִּ֥י עִמָּכֶ֖ם בַּחֲמַת־קֶ֑רִי וְיִסַּרְתִּ֤י אֶתְכֶם֙ אַף־אָ֔נִי שֶׁ֖בַע עַל־חַטֹּאתֵיכֶֽם׃

Caminharei com você no calor da oposição; Eu disciplinarei você, eu mesmo, sete vezes mais por seus erros!

וַאֲכַלְתֶּ֖ם בְּשַׂ֣ר בְּנֵיכֶ֑ם וּבְשַׂ֥ר בְּנֹתֵיכֶ֖ם תֹּאכֵֽלוּ׃

Você comerá a carne dos seus filhos, a carne das suas filhas, você comerá!

וְהִשְׁמַדְתִּ֞י אֶת־בָּמֹֽתֵיכֶ֗ם וְהִכְרַתִּי֙ אֶת־חַמָּ֣נֵיכֶ֔ם וְנָֽתַתִּי֙ אֶת־פִּגְרֵיכֶ֔ם עַל־פִּגְרֵ֖י גִּלּוּלֵיכֶ֑ם וְגָעֲלָ֥ה נַפְשִׁ֖י אֶתְכֶֽם׃

Destruirei suas Bamot, derrubarei seus estandes de culto, colocarei seus cadáveres sobre os cadáveres de seus torrões de ídolos; Eu vou repelir você.

וְנָתַתִּ֤י אֶת־עָֽרֵיכֶם֙ חׇרְבָּ֔ה וַהֲשִׁמּוֹתִ֖י אֶת־מִקְדְּשֵׁיכֶ֑ם וְלֹ֣א אָרִ֔יחַ בְּרֵ֖יחַ נִיחֹֽחֲכֶֽם׃

Farei de suas cidades um deserto, desolarei seus santuários sagrados e não saborearei seus sabores reconfortantes!

וַהֲשִׁמֹּתִ֥י אֲנִ֖י אֶת־הָאָ֑רֶץ וְשָֽׁמְמ֤וּ עָלֶ֙יהָ֙ אֹֽיְבֵיכֶ֔ם הַיֹּשְׁבִ֖ים בָּֽהּ׃

E eu mesmo desolarei a terra, para que os teus inimigos que nela se estabelecerem fiquem horrorizados com a desolação nela.

וְאֶתְכֶם֙ אֱזָרֶ֣ה בַגּוֹיִ֔ם וַהֲרִיקֹתִ֥י אַחֲרֵיכֶ֖ם חָ֑רֶב וְהָיְתָ֤ה אַרְצְכֶם֙ שְׁמָמָ֔ה וְעָרֵיכֶ֖ם יִהְי֥וּ חׇרְבָּֽה׃

E espalharei vocês entre as nações; Desembainharei a espada contra vocês, para que sua terra se torne uma desolação e suas cidades se tornem um deserto.

אָז֩ תִּרְצֶ֨ה הָאָ֜רֶץ אֶת־שַׁבְּתֹתֶ֗יהָ כֹּ֚ל יְמֵ֣י הׇשַּׁמָּ֔הֿ וְאַתֶּ֖ם בְּאֶ֣רֶץ אֹיְבֵיכֶ֑ם אָ֚ז תִּשְׁבַּ֣ת הָאָ֔רֶץ וְהִרְצָ֖ת אֶת־שַׁבְּתֹתֶֽיהָ׃

Então a terra encontrará aceitação em relação ao seu Shabatot, todos os dias de desolação - quando você estiver na terra de seus inimigos - então a terra desfrutará do descanso e encontrará aceitação em relação ao seu Shabatot.

כׇּל־יְמֵ֥י הׇשַּׁמָּ֖הֿ תִּשְׁבֹּ֑ת אֵ֣ת אֲשֶׁ֧ר לֹֽא־שָׁבְתָ֛ה בְּשַׁבְּתֹתֵיכֶ֖ם בְּשִׁבְתְּכֶ֥ם עָלֶֽיהָ׃

Todos os dias de desolação ele desfrutará de descanso, visto que não desfrutou de descanso durante seu Shabatot quando você estava estabelecido nele.”

וְהַנִּשְׁאָרִ֣ים בָּכֶ֔ם וְהֵבֵ֤אתִי מֹ֙רֶךְ֙ בִּלְבָבָ֔ם בְּאַרְצֹ֖ת אֹיְבֵיהֶ֑ם וְרָדַ֣ף אֹתָ֗ם ק֚וֹל עָלֶ֣ה נִדָּ֔ף וְנָס֧וּ מְנֻֽסַת־חֶ֛רֶב וְנָפְל֖וּ וְאֵ֥ין רֹדֵֽף׃

“Agora, aqueles que permanecerem entre vocês - trarei desmaio em seus corações, nas terras de seus inimigos, eles serão perseguidos pelo som de uma folha soprada, eles fugirão como se estivessem fugindo de um espada e cairá, embora não haja perseguidor!

וְכָשְׁל֧וּ אִישׁ־בְּאָחִ֛יו כְּמִפְּנֵי־חֶ֖רֶב וְרֹדֵ֣ף אָ֑יִן וְלֹא־תִֽהְיֶ֤ה לָכֶם֙ תְּקוּמָ֔ה לִפְנֵ֖י אֹֽיְבֵיכֶֽם׃

Eles tropeçarão, cada um em seu irmão, como diante da espada, embora não haja perseguidor. E você não será capaz de se manter firme diante de seus inimigos;

וַאֲבַדְתֶּ֖ם בַּגּוֹיִ֑ם וְאָכְלָ֣ה אֶתְכֶ֔ם אֶ֖רֶץ אֹיְבֵיכֶֽם׃

antes, você perecerá entre as nações – isso devorará você, a terra dos seus inimigos.

וְהַנִּשְׁאָרִ֣ים בָּכֶ֗ם יִמַּ֙קּוּ֙ בַּֽעֲוֺנָ֔ם בְּאַרְצֹ֖ת אֹיְבֵיכֶ֑ם וְאַ֛ף בַּעֲוֺנֹ֥ת אֲבֹתָ֖ם אִתָּ֥ם יִמָּֽקּוּ׃

Os que permanecerem entre vós apodrecerão nas suas iniquidades, nas terras dos seus inimigos, sim, por causa das iniqüidades de seus pais, com eles apodrecerão.”

וְהִתְוַדּ֤וּ אֶת־עֲוֺנָם֙ וְאֶת־עֲוֺ֣ן אֲבֹתָ֔ם בְּמַעֲלָ֖ם אֲשֶׁ֣ר מָֽעֲלוּ־בִ֑י וְאַ֕ף אֲשֶׁר־הָֽלְכ֥וּ עִמִּ֖י בְּקֶֽרִי׃

“Agora eles deveriam confessar sua iniquidade e a iniquidade de seus pais, na quebra de fé pela qual quebraram a fé comigo - sim, visto que eles andaram comigo em oposição,

אַף־אֲנִ֗י אֵלֵ֤ךְ עִמָּם֙ בְּקֶ֔רִי וְהֵבֵאתִ֣י אֹתָ֔ם בְּאֶ֖רֶץ אֹיְבֵיהֶ֑ם אוֹ־אָ֣ז יִכָּנַ֗ע לְבָבָם֙ הֶֽעָרֵ֔ל וְאָ֖ז יִרְצ֥וּ אֶת־עֲוֺנָֽם׃

sim, eu mesmo andarei com eles em oposição e os trarei para a terra de seus inimigos - se então o seu coração prepúcio se humilhar, se então eles encontrarem aceitação em relação à sua iniquidade,

וְזָכַרְתִּ֖י אֶת־בְּרִיתִ֣י יַעֲק֑וֹב וְאַף֩ אֶת־בְּרִיתִ֨י יִצְחָ֜ק וְאַ֨ף אֶת־בְּרִיתִ֧י אַבְרָהָ֛ם אֶזְכֹּ֖ר וְהָאָ֥רֶץ אֶזְכֹּֽר׃

Terei em mente minha aliança de Iáacov, e sim, minha aliança de Itzhak, e sim, minha aliança de Avraham terei em mente, e a terra terei em mente.

וְהָאָ֩רֶץ֩ תֵּעָזֵ֨ב מֵהֶ֜ם וְתִ֣רֶץ אֶת־שַׁבְּתֹתֶ֗יהָ בׇּהְשַׁמָּהֿ֙ מֵהֶ֔ם וְהֵ֖ם יִרְצ֣וּ אֶת־עֲוֺנָ֑ם יַ֣עַן וּבְיַ֔עַן בְּמִשְׁפָּטַ֣י מָאָ֔סוּ וְאֶת־חֻקֹּתַ֖י גָּעֲלָ֥ה נַפְשָֽׁם׃

– A terra terá que ser deixada para trás por eles, obtendo aceitação através de seu Shabatot ao ser desolada deles, e eles terão que encontrar aceitação em relação à sua iniquidade, porque, porque meus regulamentos eles rejeitaram, e minhas leis eles repeliram. -

וְאַף־גַּם־זֹ֠את בִּֽהְיוֹתָ֞ם בְּאֶ֣רֶץ אֹֽיְבֵיהֶ֗ם לֹֽא־מְאַסְתִּ֤ים וְלֹֽא־גְעַלְתִּים֙ לְכַלֹּתָ֔ם לְהָפֵ֥ר בְּרִיתִ֖י אִתָּ֑ם כִּ֛י אֲנִ֥י יְהֹוָ֖ה אֱלֹהֵיהֶֽם׃

E sim, mesmo então, quando eles estiverem na terra de seus inimigos, não os rejeitarei, não os repelirei, para acabar com eles, para revogar minha aliança com eles, pois eu, YHVH, sou seu elo’ah!

וְזָכַרְתִּ֥י לָהֶ֖ם בְּרִ֣ית רִאשֹׁנִ֑ים אֲשֶׁ֣ר הוֹצֵֽאתִי־אֹתָם֩ מֵאֶ֨רֶץ מִצְרַ֜יִם לְעֵינֵ֣י הַגּוֹיִ֗ם לִהְי֥וֹת לָהֶ֛ם לֵאלֹהִ֖ים אֲנִ֥י יְהֹוָֽה׃

Terei em mente, para seu (benefício), a aliança dos primeiros que tirei da terra de Mitzraim, diante dos olhos das nações, para ser para eles Elohim, eu sou YHVH!”

אֵ֠לֶּה הַֽחֻקִּ֣ים וְהַמִּשְׁפָּטִים֮ וְהַתּוֹרֹת֒ אֲשֶׁר֙ נָתַ֣ן יְהֹוָ֔ה בֵּינ֕וֹ וּבֵ֖ין בְּנֵ֣י יִשְׂרָאֵ֑ל בְּהַ֥ר סִינַ֖י בְּיַד־מֹשֶֽׁה׃ {פ}

Estas são as leis, os regulamentos e as instruções que YHVH deu entre ele e os Filhos de Israel no Har Sinai, pela mão de Mosheh.

וַיְדַבֵּ֥ר יְהֹוָ֖ה אֶל־מֹשֶׁ֥ה לֵּאמֹֽר׃

YHVH falou a Mosheh, dizendo:

דַּבֵּ֞ר אֶל־בְּנֵ֤י יִשְׂרָאֵל֙ וְאָמַרְתָּ֣ אֲלֵהֶ֔ם אִ֕ישׁ כִּ֥י יַפְלִ֖א נֶ֑דֶר בְּעֶרְכְּךָ֥ נְפָשֹׁ֖ת לַֽיהֹוָֽה׃

“Fale aos Filhos de Israel e diga-lhes: ‘Qualquer homem – quando ele fizer uma oferta de voto em seu equivalente avaliado de pessoas a YHVH,

וְהָיָ֤ה עֶרְכְּךָ֙ הַזָּכָ֔ר מִבֶּן֙ עֶשְׂרִ֣ים שָׁנָ֔ה וְעַ֖ד בֶּן־שִׁשִּׁ֣ים שָׁנָ֑ה וְהָיָ֣ה עֶרְכְּךָ֗ חֲמִשִּׁ֛ים שֶׁ֥קֶל כֶּ֖סֶף בְּשֶׁ֥קֶל הַקֹּֽדֶשׁ׃

sua avaliação será: (se) um homem/macho, com idade entre vinte e sessenta anos, sua avaliação será de cinquenta shekalim de prata pelo shekel do Santuário Sagrado.

וְאִם־נְקֵבָ֖ה הִ֑וא וְהָיָ֥ה עֶרְכְּךָ֖ שְׁלֹשִׁ֥ים שָֽׁקֶל׃

E se for mulher, sua avaliação será de trinta shekalim.

וְאִ֨ם מִבֶּן־חָמֵ֜שׁ שָׁנִ֗ים וְעַד֙ בֶּן־עֶשְׂרִ֣ים שָׁנָ֔ה וְהָיָ֧ה עֶרְכְּךָ֛ הַזָּכָ֖ר עֶשְׂרִ֣ים שְׁקָלִ֑ים וְלַנְּקֵבָ֖ה עֲשֶׂ֥רֶת שְׁקָלִֽים׃

Se a idade for de cinco a vinte anos, sua avaliação para um homem/macho é de vinte shekalim, e para uma mulher, dez shekalim.

וְאִ֣ם מִבֶּן־חֹ֗דֶשׁ וְעַד֙ בֶּן־חָמֵ֣שׁ שָׁנִ֔ים וְהָיָ֤ה עֶרְכְּךָ֙ הַזָּכָ֔ר חֲמִשָּׁ֥ה שְׁקָלִ֖ים כָּ֑סֶף וְלַנְּקֵבָ֣ה עֶרְכְּךָ֔ שְׁלֹ֥שֶׁת שְׁקָלִ֖ים כָּֽסֶף׃

Se da idade de um mês até a idade de cinco anos, sua avaliação for para um homem, cinco shekalim de prata, e para uma mulher, sua avaliação, três shekalim de prata.

וְ֠אִ֠ם מִבֶּן־שִׁשִּׁ֨ים שָׁנָ֤ה וָמַ֙עְלָה֙ אִם־זָכָ֔ר וְהָיָ֣ה עֶרְכְּךָ֔ חֲמִשָּׁ֥ה עָשָׂ֖ר שָׁ֑קֶל וְלַנְּקֵבָ֖ה עֲשָׂרָ֥ה שְׁקָלִֽים׃

Se a partir da idade de sessenta anos, se for homem, sua avaliação será de quinze shekalim, e para uma mulher, dez shekalim.

וְאִם־מָ֥ךְ הוּא֙ מֵֽעֶרְכֶּ֔ךָ וְהֶֽעֱמִידוֹ֙ לִפְנֵ֣י הַכֹּהֵ֔ן וְהֶעֱרִ֥יךְ אֹת֖וֹ הַכֹּהֵ֑ן עַל־פִּ֗י אֲשֶׁ֤ר תַּשִּׂיג֙ יַ֣ד הַנֹּדֵ֔ר יַעֲרִיכֶ֖נּוּ הַכֹּהֵֽן׃ {ס}

Se ele afundar (na pobreza), abaixo da avaliação, ele deverá ser colocado diante do kohen, e o kohen deverá avaliar (a quantia) para ele, de acordo com o que a mão daquele que faz o voto. pode alcançar, o kohen deve avaliá-lo.'”

וְאִ֨ם־בְּהֵמָ֔ה אֲשֶׁ֨ר יַקְרִ֧יבוּ מִמֶּ֛נָּה קׇרְבָּ֖ן לַֽיהֹוָ֑ה כֹּל֩ אֲשֶׁ֨ר יִתֵּ֥ן מִמֶּ֛נּוּ לַיהֹוָ֖ה יִֽהְיֶה־קֹּֽדֶשׁ׃

“Se se tratar de um animal do qual trazem uma oferta próxima a YHVH, tudo o que ele der dele a YHVH será uma porção sagrada.

לֹ֣א יַחֲלִיפֶ֗נּוּ וְלֹֽא־יָמִ֥יר אֹת֛וֹ ט֥וֹב בְּרָ֖ע אוֹ־רַ֣ע בְּט֑וֹב וְאִם־הָמֵ֨ר יָמִ֤יר בְּהֵמָה֙ בִּבְהֵמָ֔ה וְהָֽיָה־ה֥וּא וּתְמוּרָת֖וֹ יִֽהְיֶה־קֹּֽדֶשׁ׃

Ele não o substituirá e não o trocará, bem por mal ou mal por bem, se trocarem, sim, trocarem animal por animal, será que ele e seu trocado serão uma porção sagrada.

וְאִם֙ כׇּל־בְּהֵמָ֣ה טְמֵאָ֔ה אֲ֠שֶׁ֠ר לֹא־יַקְרִ֧יבוּ מִמֶּ֛נָּה קׇרְבָּ֖ן לַֽיהֹוָ֑ה וְהֶֽעֱמִ֥יד אֶת־הַבְּהֵמָ֖ה לִפְנֵ֥י הַכֹּהֵֽן׃

Se se tratar de qualquer animal tamei do qual não possa ser trazida uma oferta próxima para YHVH, o animal deverá ser colocado diante do kohen,

וְהֶעֱרִ֤יךְ הַכֹּהֵן֙ אֹתָ֔הּ בֵּ֥ין ט֖וֹב וּבֵ֣ין רָ֑ע כְּעֶרְכְּךָ֥ הַכֹּהֵ֖ן כֵּ֥ן יִהְיֶֽה׃

e o kohen deve fazer uma avaliação para isso, entre o bem e o mal, de acordo com a sua avaliação pelo kohen, assim será.

וְאִם־גָּאֹ֖ל יִגְאָלֶ֑נָּה וְיָסַ֥ף חֲמִישִׁת֖וֹ עַל־עֶרְכֶּֽךָ׃

E se ele (quer) resgatar, sim, resgatar, ele deve adicionar a quinta parte à sua avaliação.”

וְאִ֗ישׁ כִּֽי־יַקְדִּ֨שׁ אֶת־בֵּית֥וֹ קֹ֙דֶשׁ֙ לַֽיהֹוָ֔ה וְהֶעֱרִיכוֹ֙ הַכֹּהֵ֔ן בֵּ֥ין ט֖וֹב וּבֵ֣ין רָ֑ע כַּאֲשֶׁ֨ר יַעֲרִ֥יךְ אֹת֛וֹ הַכֹּהֵ֖ן כֵּ֥ן יָקֽוּם׃

“Agora, um homem – quando ele consagra sua casa como propriedade sagrada para YHVH, o kohen deve avaliá-la, entre o bem e o mal; conforme o kohen avalia, assim (seu custo) será estabelecido.

וְאִ֨ם־הַמַּקְדִּ֔ישׁ יִגְאַ֖ל אֶת־בֵּית֑וֹ וְ֠יָסַ֠ף חֲמִישִׁ֧ית כֶּֽסֶף־עֶרְכְּךָ֛ עָלָ֖יו וְהָ֥יָה לֽוֹ׃

E se aquele que a consagra quiser resgatar sua casa, ele deverá acrescentar uma quinta parte (à) prata de sua avaliação, e ela permanecerá dele.”

וְאִ֣ם ׀ מִשְּׂדֵ֣ה אֲחֻזָּת֗וֹ יַקְדִּ֥ישׁ אִישׁ֙ לַֽיהֹוָ֔ה וְהָיָ֥ה עֶרְכְּךָ֖ לְפִ֣י זַרְע֑וֹ זֶ֚רַע חֹ֣מֶר שְׂעֹרִ֔ים בַּחֲמִשִּׁ֖ים שֶׁ֥קֶל כָּֽסֶף׃

“Se do campo de sua propriedade alguém consagra (parte) a YHVH, sua avaliação será de acordo com sua necessidade de sementes: a necessidade de sementes de um Omer de cevada, cinquenta shekalim de prata

אִם־מִשְּׁנַ֥ת הַיֹּבֵ֖ל יַקְדִּ֣ישׁ שָׂדֵ֑הוּ כְּעֶרְכְּךָ֖ יָקֽוּם׃

Se a partir do ano de Iovel ele santificar seu campo, como será estabelecida sua avaliação (seu custo).

וְאִם־אַחַ֣ר הַיֹּבֵל֮ יַקְדִּ֣ישׁ שָׂדֵ֒הוּ֒ וְחִשַּׁב־ל֨וֹ הַכֹּהֵ֜ן אֶת־הַכֶּ֗סֶף עַל־פִּ֤י הַשָּׁנִים֙ הַנּ֣וֹתָרֹ֔ת עַ֖ד שְׁנַ֣ת הַיֹּבֵ֑ל וְנִגְרַ֖ע מֵֽעֶרְכֶּֽךָ׃

mas se for depois do Iovel que ele santifica seu campo, o kohen deverá contar para ele a prata de acordo com os anos restantes até o Ano de Iovel, e deverá ser subtraída de sua (primeira) avaliação.

וְאִם־גָּאֹ֤ל יִגְאַל֙ אֶת־הַשָּׂדֶ֔ה הַמַּקְדִּ֖ישׁ אֹת֑וֹ וְ֠יָסַ֠ף חֲמִשִׁ֧ית כֶּֽסֶף־עֶרְכְּךָ֛ עָלָ֖יו וְקָ֥ם לֽוֹ׃

Se ele quiser resgatar, sim, resgatar o campo, aquele que o consagra, ele deverá adicionar um quinto da prata da sua avaliação dele, e (seu custo) deverá ser estabelecido para ele.

וְאִם־לֹ֤א יִגְאַל֙ אֶת־הַשָּׂדֶ֔ה וְאִם־מָכַ֥ר אֶת־הַשָּׂדֶ֖ה לְאִ֣ישׁ אַחֵ֑ר לֹ֥א יִגָּאֵ֖ל עֽוֹד׃

Mas se ele não quiser resgatar o campo, ou se tiver vendido a terra a outro homem, ela não poderá ser resgatada novamente –

וְהָיָ֨ה הַשָּׂדֶ֜ה בְּצֵאת֣וֹ בַיֹּבֵ֗ל קֹ֛דֶשׁ לַֽיהֹוָ֖ה כִּשְׂדֵ֣ה הַחֵ֑רֶם לַכֹּהֵ֖ן תִּהְיֶ֥ה אֲחֻזָּתֽוֹ׃

o campo será, quando for solto no Iovel, uma porção sagrada para YHVH, como um campo especialmente consagrado; para o kohen será, para sua propriedade.

וְאִם֙ אֶת־שְׂדֵ֣ה מִקְנָת֔וֹ אֲשֶׁ֕ר לֹ֖א מִשְּׂדֵ֣ה אֲחֻזָּת֑וֹ יַקְדִּ֖ישׁ לַֽיהֹוָֽה׃

E se o seu campo comprado, que não é um campo de sua propriedade (é o que), ele consagra a YHVH,

וְחִשַּׁב־ל֣וֹ הַכֹּהֵ֗ן אֵ֚ת מִכְסַ֣ת הָֽעֶרְכְּךָ֔ עַ֖ד שְׁנַ֣ת הַיֹּבֵ֑ל וְנָתַ֤ן אֶת־הָעֶרְכְּךָ֙ בַּיּ֣וֹם הַה֔וּא קֹ֖דֶשׁ לַיהֹוָֽה׃

o kohen deverá calcular para ele o valor de sua avaliação, até o Ano de Iovel, ele deverá dar sua avaliação (em pagamento) naquele momento, como uma porção sagrada para YHVH.

בִּשְׁנַ֤ת הַיּוֹבֵל֙ יָשׁ֣וּב הַשָּׂדֶ֔ה לַאֲשֶׁ֥ר קָנָ֖הוּ מֵאִתּ֑וֹ לַאֲשֶׁר־ל֖וֹ אֲחֻזַּ֥ת הָאָֽרֶץ׃

No Ano de Iovel o campo retornará àquele de quem foi comprado, aquele a quem pertence a terra.”

וְכׇ֨ל־עֶרְכְּךָ֔ יִהְיֶ֖ה בְּשֶׁ֣קֶל הַקֹּ֑דֶשׁ עֶשְׂרִ֥ים גֵּרָ֖ה יִהְיֶ֥ה הַשָּֽׁקֶל׃

Todas as suas avaliações devem estar de acordo com o shekel do santuário sagrado, sendo vinte grãos o (um) shekel.

אַךְ־בְּכ֞וֹר אֲשֶׁר־יְבֻכַּ֤ר לַֽיהֹוָה֙ בִּבְהֵמָ֔ה לֹֽא־יַקְדִּ֥ישׁ אִ֖ישׁ אֹת֑וֹ אִם־שׁ֣וֹר אִם־שֶׂ֔ה לַֽיהֹוָ֖ה הֽוּא׃

Porém, um primogênito que é designado como primogênito a YHVH, entre os animais – nenhum homem pode os consagrar; seja boi ou ovelha, é de YHVH.

וְאִ֨ם בַּבְּהֵמָ֤ה הַטְּמֵאָה֙ וּפָדָ֣ה בְעֶרְכֶּ֔ךָ וְיָסַ֥ף חֲמִשִׁת֖וֹ עָלָ֑יו וְאִם־לֹ֥א יִגָּאֵ֖ל וְנִמְכַּ֥ר בְּעֶרְכֶּֽךָ׃

Agora, se (for) de um animal tamei, ele deverá resgatá-lo conforme sua avaliação, acrescentando-lhe sua quinta parte, e se não for resgatado, deverá ser vendido conforme sua avaliação.

אַךְ־כׇּל־חֵ֡רֶם אֲשֶׁ֣ר יַחֲרִם֩ אִ֨ישׁ לַֽיהֹוָ֜ה מִכׇּל־אֲשֶׁר־ל֗וֹ מֵאָדָ֤ם וּבְהֵמָה֙ וּמִשְּׂדֵ֣ה אֲחֻזָּת֔וֹ לֹ֥א יִמָּכֵ֖ר וְלֹ֣א יִגָּאֵ֑ל כׇּל־חֵ֕רֶם קֹֽדֶשׁ־קׇדָשִׁ֥ים ה֖וּא לַיהֹוָֽה׃

No entanto, tudo o que um homem dedica especialmente a YHVH, de tudo o que é seu, seja do homem, seja do animal domesticado, ou do campo de sua propriedade, não deve ser vendido e não deve ser resgatado, tudo especialmente devotado. é uma porção sagrada santíssima para YHVH.

כׇּל־חֵ֗רֶם אֲשֶׁ֧ר יׇחֳרַ֛ם מִן־הָאָדָ֖ם לֹ֣א יִפָּדֶ֑ה מ֖וֹת יוּמָֽת׃

Qualquer pessoa especialmente devotada que tenha sido devotada à destruição, entre os humanos, não deve ser resgatada; ele será condenado à morte, sim, à morte.

וְכׇל־מַעְשַׂ֨ר הָאָ֜רֶץ מִזֶּ֤רַע הָאָ֙רֶץ֙ מִפְּרִ֣י הָעֵ֔ץ לַיהֹוָ֖ה ה֑וּא קֹ֖דֶשׁ לַֽיהֹוָֽה׃

E todo dízimo da terra, (seja) da semente da terra ou do fruto da árvore: para YHVH é uma porção sagrada para YHVH.

וְאִם־גָּאֹ֥ל יִגְאַ֛ל אִ֖ישׁ מִמַּֽעַשְׂר֑וֹ חֲמִשִׁית֖וֹ יֹסֵ֥ף עָלָֽיו׃

Se um homem quiser resgatar, sim, resgatar (qualquer) de seus dízimos, sua quinta parte ele deverá acrescentar;

וְכׇל־מַעְשַׂ֤ר בָּקָר֙ וָצֹ֔אן כֹּ֥ל אֲשֶׁר־יַעֲבֹ֖ר תַּ֣חַת הַשָּׁ֑בֶט הָֽעֲשִׂירִ֕י יִֽהְיֶה־קֹּ֖דֶשׁ לַֽיהֹוָֽה׃

e todo dízimo de gado ou rebanho, de tudo o que passa sob a vara (do pastor), (cada) décimo, será uma porção sagrada para YHVH.

לֹ֧א יְבַקֵּ֛ר בֵּֽין־ט֥וֹב לָרַ֖ע וְלֹ֣א יְמִירֶ֑נּוּ וְאִם־הָמֵ֣ר יְמִירֶ֔נּוּ וְהָֽיָה־ה֧וּא וּתְמוּרָת֛וֹ יִֽהְיֶה־קֹּ֖דֶשׁ לֹ֥א יִגָּאֵֽל׃

Ele não deve procurar entre o bem e o mal, não deve fazer trocas por isso; mas se ele faz uma troca, sim, troca por isso, então isso e sua troca são uma porção sagrada, eles não podem ser resgatados.

אֵ֣לֶּה הַמִּצְוֺ֗ת אֲשֶׁ֨ר צִוָּ֧ה יְהֹוָ֛ה אֶת־מֹשֶׁ֖ה אֶל־בְּנֵ֣י יִשְׂרָאֵ֑ל בְּהַ֖ר סִינָֽי׃

Estes são os mandamentos que YHVH ordenou a Mosheh para os Filhos de Israel no Har Sinai.