


אדמה תמימה. שֶׁתְּהֵא תְמִימָה בְּאַדְמִימוּת, שֶׁאִם הָיוּ בָהּ שְׁתֵּי שְׂעָרוֹת שְׁחֹרוֹת פְּסוּלָה (פרה פ"ב):
vermelha e sem defeito - que seja perfeita em sua 'vermelhidão', pois havendo nela 2 fios pretos, ela é inválida
... אִם־יִהְי֨וּ חֲטָאֵיכֶ֤ם כַּשָּׁנִים֙ כַּשֶּׁ֣לֶג יַלְבִּ֔ינוּ אִם־יַאְדִּ֥ימוּ כַתּוֹלָ֖ע כַּצֶּ֥מֶר יִֽהְיֽוּ׃
… Ainda que vossos pecados sejam rubros como o escarlate, eles se tornarão brancos como a neve. Ainda que sejam como o carmesim, tornar-se-ão alvos como a lã.
Vermelha. O vínculo associativo da cor vermelha com o sangue é comum em culturas antigas. Portanto, simbolicamente, a pele da vaca vermelha aumenta a quantidade de sangue dentro das cinzas.
Apenas um detalhe não pode ser interpretado assumindo que é oferta de pecado (chatat). Não tem a ver com a cerimônia de preparação das cinzas, mas sim com sua utilização: as águas das cinzas são aspergidas não só nos materiais, mas também nas pessoas - principalmente nelas. Este fato foge da regra de que o sangue da oferta pelo pecado é dado exclusivamente no templo e em objetos sagrados. Aquele que faz o sacrifício é purificado de sua impureza física - lavando-se com água, e de sua impureza moral - pelo arrependimento, mas nunca pelo sangue da oferta de pecado
Consideremos a cor da própria novilha, que lembra o sangue. Ela e todas as suas partes são queimadas, mas o sacerdote acrescenta cedro, um pedaço de lã de cor vermelha e hissopo às chamas. Mais uma vez, a cor vermelha desempenha um papel importante nesses ingredientes. A madeira de cedro e a lã são vermelhas, novamente sugestivas de sangue. Em outro lugar, o Tanach é claro sobre o sangue e sua relação com a vida: “A força da vida na carne é o sangue” (Lv 17:11). Assim, as cinzas da Novilha Vermelha podem ser vistas como removendo a impureza do cadáver, neutralizando-a com sangue, que contém a força vital.
O Hissopo
O hissopo cresce nas condições mais inóspitas para a vegetação e freqüentemente cresce em afloramentos rochosos naturais. É provável que o hissopo bíblico, uma planta chamada ezov em hebraico, foi visto como um poderoso símbolo da vida por causa de sua habilidade de prosperar onde pouco mais poderia. Além disso, desde a antiguidade esta planta é conhecida como auxiliar da respiração, circulação e anti-séptica: em suma, um preservador da vida.
https://www.thetorah.com/article/the-enigmatic-rites-of-the-red-heifer
Prof. Rab. Michael Chernick
פָּרָה שֶׁקַּרְנֶיהָ וּטְלָפֶיהָ שְׁחוֹרִים, יָגֹד. גַּלְגַּל הָעַיִן וְהַשִּׁנַּיִם וְהַלָּשׁוֹן אֵינָם פּוֹסְלִים בַּפָּרָה.
Uma vaca que tenha os chifres pretos, estes são cortados. Os olhos, os dentes e a língua não invalidam a vaca.
הָיוּ בָהּ שְׁתֵּי שְׂעָרוֹת שְׁחוֹרוֹת אוֹ לְבָנוֹת בְּתוֹךְ גֻּמָּא אַחַת, פְּסוּלָה... רַבִּי עֲקִיבָא אוֹמֵר, אֲפִלּוּ אַרְבַּע, אֲפִלּוּ חָמֵשׁ, וְהֵן מְפֻזָּרוֹת, יִתְלֹשׁ. רַבִּי אֱלִיעֶזֶר אוֹמֵר, אֲפִלּוּ חֲמִשִּׁים. רַבִּי יְהוֹשֻׁעַ בֶּן בְּתֵירָא אוֹמֵר, אֲפִלּוּ אַחַת בְּרֹאשָׁהּ וְאַחַת בִּזְנָבָהּ, פְּסוּלָה. הָיוּ בָהּ שְׁתֵּי שְׂעָרוֹת, עִקָּרָן מַשְׁחִיר וְרֹאשָׁן מַאְדִּים, עִקָּרָן מַאְדִּים וְרֹאשָׁן מַשְׁחִיר, הַכֹּל הוֹלֵךְ אַחַר הַנִּרְאֶה, דִּבְרֵי רַבִּי מֵאִיר. וַחֲכָמִים אוֹמְרִים, אַחַר הָעִקָּר:
Se tiver 2 fios pretos ou brancos em um mesmo folículo, é inválida... Rabi Akiva diz mesmo 4 ou 5, se estão espalhados, podem ser arrancados. Rabi Eliezer diz: mesmo que sejam 50. Rabi Joshua ben Betera diz: mesmo um na cabeça e um no rabo, é inválida. Se tiver 2 fios, que tem suas raízes pretas e a ponta vermelha, ou a raןz vermelha e a ponta preta, decide-se de acordo com a aparência, segundo Rabi Meir. Mas os sábios dizem: de acordo com a raןz.
שָׁכַן עָלֶיהָ עוֹף, כְּשֵׁרָה. עָלָה עָלֶיהָ זָכָר, פְּסוּלָה.
Se um pássaro pousar nele, é kasher. Se um homem subir nele, é passul.
עץ ארז ואזוב ושני תולעת. שְׁלֹשָׁה מִינִין הַלָּלוּ כְּנֶגֶד שְׁלֹשֶׁת אַלְפֵי אִישׁ שֶׁנָּפְלוּ בָעֵגֶל, וְאֶרֶז הוּא הַגָּבוֹהַּ מִכָּל הָאִילָנוֹת וְאֵזוֹב נָמוּךְ מִכֻּלָּם, סִימָן שֶׁהַגָּבוֹהַּ שֶׁנִּתְגָּאָה וְחָטָא יַשְׁפִּיל אֶת עַצְמוֹ כְּאֵזוֹב וְתוֹלַעַת וְיִתְכַּפֵּר לוֹ: [רש"י בשם ר' משה הדרשן]
madeira de cedro, hissopo e tecido carmesim. Estes três ingredientes correspondem aos 3mil homens que caíram no episódio do bezerro, o cedro é a árvore mais alta, o hissopo o [arbusto] mais baixo. Símbolo de que um grande homem que se orgulha e por isso transgride, se rebaixa como um hissopo; e o vermelho o expiará

...חייכם לא המת מטמא ולא המים מטהרים אלא גזירתו של הקב"ה הוא...
...Por suas vidas! Nem o morto causa impureza nem a água purifica, mas sim o decreto de Deus...
לֹא מָצְאוּ מִשֶּׁבַע, עוֹשִׂין מִשֵּׁשׁ, מֵחָמֵשׁ, מֵאַרְבַּע, מִשָּׁלשׁ, מִשְּׁתַּיִם וּמֵאֶחָת. וּמִי עֲשָׂאָם. הָרִאשׁוֹנָה עָשָׂה משֶׁה, וְהַשְּׁנִיָּה עָשָׂה עֶזְרָא, וְחָמֵשׁ, מֵעֶזְרָא וָאֵילָךְ, דִּבְרֵי רַבִּי מֵאִיר. וַחֲכָמִים אוֹמְרִים, שֶׁבַע מֵעֶזְרָא וָאֵילָךְ. וּמִי עֲשָׂאָן. שִׁמְעוֹן הַצַּדִּיק וְיוֹחָנָן כֹּהֵן גָּדוֹל עָשׂוּ שְׁתַּיִם שְׁתַּיִם, אֶלְיְהוֹעֵינַי בֶּן הַקּוֹף וַחֲנַמְאֵל הַמִּצְרִי וְיִשְׁמָעֵאל בֶּן פִּיאָבִי עָשׂוּ אַחַת אֶחָת:
Se não encontrar [as cinzas] de 7, fazem com 6, ou 5, ou 4, ou 3, ou 2 ou 1. E quem as fez?
A primeira foi feita por Moshé, a segunda por Ezra, e as outras 5 de Ezra em diante, segundo Rabi Meir. Os sábios dizem: as 7 foram de Ezra em diante. E quem as teriam feito? Shimon HaTzadik e Iochanan Cohen Gadol fizeram 2 cada, e Elihoenai ben HaKof e Hanamel o egípcio e Ishmael ben Piabi fizeram um cada.
Os principais ingredientes necessários no sabão são uma gordura ou óleo, de origem vegetal ou animal, e um álcali (geralmente soda cáustica ou potássica). Um álcali pode ser preparado queimando plantas contendo sódio e potássio e misturando as cinzas com água. As cinzas contêm cal (carbonato de cálcio), carbonato de sódio (carbonato de sódio e/ou bicarbonato de sódio), potássio (carbonato de potássio) e vários outros minerais. O carbonato de sódio e o potássio se dissolvem na água, formando uma solução alcalina e deixando para trás a cal menos solúvel. Sob condições adequadas, o calor e a cal convertem o carbonato de sódio e o potássio nos óxidos e hidróxidos correspondentes, criando a verdadeira lixívia. Plantas diferentes variam significativamente na composição química de suas cinzas e, portanto, em sua adequação para produzir tais soluções.
A solução pode ser usada como um agente de limpeza, assim como o bicarbonato de sódio (bicarbonato de sódio) e a água são usados hoje. Quando combinado com gordura ou óleo, no entanto, produzirá um sabão grosseiro.
Lixívia da Novilha Vermelha
Como essas antigas receitas de sabão [descritas antes no artigo], o ritual da Novilha Vermelha também pode ter detalhes irrelevantes ou ausentes. A queima da novilha vermelha, por exemplo, não contribui químicamente para a fabricação do sabão. Como todas as cinzas de ossos, as cinzas do animal consistiam principalmente de fosfatos de cálcio. Estes são insolúveis em água e, portanto, não teriam ajudado nem prejudicado a fabricação de sabão. As grandes quantidades de madeira ou outras plantas necessárias como combustível para o fogo, no entanto, teriam produzido uma solução alcalina quando misturada com água - uma lixívia impura - que teria sido potencialmente útil para fins de limpeza.
https://www.thetorah.com/article/red-heifer-a-soap-ritual
Dr. Joseph Weinstein
לעולם מרבין לה עצים אמר ר' יהודה אף כשהיו מרבים לא היו מרבים אלא חבילי אזוב שאפרן מרובה ויפה.
Eles sempre adicionam madeira. Rabi Iehuda disse: Incluso quando acrescentavam, só acrescentavam feixes de hissopo, pois suas cinzas são boas e abundantes.
