Save "O Povo Sacerdotal e as Nações
"
O Povo Sacerdotal e as Nações
Após a decisão do ser humano em obter conhecimento do bem e do mal, ele cai espiritualmente e, agora busca retornar ao status anterior.
O Eterno guia o ser humano para resgata-lo da queda que sofreu, Ele criou as ferramentas necessárias, e uma delas se chama Israel. Israel foi um povo criado pelo Eterno e ao mesmo tempo escolhido por Ele. É o povo cujo os oráculos do céus se abrem. Suas percepções, suas decisões, seu comportamento são analisados pelos céus, se não corresponderem ao esperado são castigados.
Um dos castigos muito claro é o exílio. O exílio indica o desagrado do Eterno para com o povo escolhido. Israel ficou exilado desde 70 E.C. até 1948 E.C., quando conquistou sua independência como estado moderno de Israel.
O povo está retornando à sua terra e isso é um grande indicativo de que Israel está agradando ao Eterno.
O guia para o Resgate
O resgate do ser humano de sua queda começou com uma promessa para Avraham, que se manteria na guarda de um pacto simbolizado pela circuncisão por ele e seus descendentes. E Foi em meio as promessas feitas à Avraham que se considerou abençoar as nações da terra:
(ג) וַאֲבָֽרְכָה֙ מְבָ֣רְכֶ֔יךָ וּמְקַלֶּלְךָ֖ אָאֹ֑ר וְנִבְרְכ֣וּ בְךָ֔ כֹּ֖ל מִשְׁפְּחֹ֥ת הָאֲדָמָֽה׃

Abençoarei aqueles que te abençoarem e amaldiçoarei aquele que te amaldiçoarem; e serão abençoadas em ti todas as famílias da terra”.

Logo depois foi reafirmado à Itzchak, seu filho:

(ב) וַיֵּרָ֤א אֵלָיו֙ יְהֹוָ֔ה וַיֹּ֖אמֶר אַל־תֵּרֵ֣ד מִצְרָ֑יְמָה שְׁכֹ֣ן בָּאָ֔רֶץ אֲשֶׁ֖ר אֹמַ֥ר אֵלֶֽיךָ׃ (ג) גּ֚וּר בָּאָ֣רֶץ הַזֹּ֔את וְאֶֽהְיֶ֥ה עִמְּךָ֖ וַאֲבָרְכֶ֑ךָּ כִּֽי־לְךָ֣ וּֽלְזַרְעֲךָ֗ אֶתֵּן֙ אֶת־כׇּל־הָֽאֲרָצֹ֣ת הָאֵ֔ל וַהֲקִֽמֹתִי֙ אֶת־הַשְּׁבֻעָ֔ה אֲשֶׁ֥ר נִשְׁבַּ֖עְתִּי לְאַבְרָהָ֥ם אָבִֽיךָ׃ (ד) וְהִרְבֵּיתִ֤י אֶֽת־זַרְעֲךָ֙ כְּכוֹכְבֵ֣י הַשָּׁמַ֔יִם וְנָתַתִּ֣י לְזַרְעֲךָ֔ אֵ֥ת כׇּל־הָאֲרָצֹ֖ת הָאֵ֑ל וְהִתְבָּרְכ֣וּ בְזַרְעֲךָ֔ כֹּ֖ל גּוֹיֵ֥י הָאָֽרֶץ׃ (ה) עֵ֕קֶב אֲשֶׁר־שָׁמַ֥ע אַבְרָהָ֖ם בְּקֹלִ֑י וַיִּשְׁמֹר֙ מִשְׁמַרְתִּ֔י מִצְוֺתַ֖י חֻקּוֹתַ֥י וְתוֹרֹתָֽי׃

O Eterno apareceu a ele (Isaque) e disse: “Não desça ao Egito; fica na terra que te indico.

Resida nesta terra, e eu estarei com você e te abençoarei; vou atribuir todas essas terras a você e aos seus herdeiros, cumprindo o juramento que fiz a Abraão, seu pai.

Eu farei seus herdeiros tão numerosos quanto as estrelas do céu, e atribuirei a seus herdeiros todas estas terras, de modo que todas as nações da terra sejam abençoadas por seus herdeiros

visto que Abraão obedeceu e guardou Meu encargo: Meus mandamentos, Meus decretos e Minhas instruções”.

A mesma promessa foi dita também a Ya'acov (neto de avraham) ou seja, Israel:

(יג) וְהִנֵּ֨ה יְהֹוָ֜ה נִצָּ֣ב עָלָיו֮ וַיֹּאמַר֒ אֲנִ֣י יְהֹוָ֗ה אֱלֹהֵי֙ אַבְרָהָ֣ם אָבִ֔יךָ וֵאלֹהֵ֖י יִצְחָ֑ק הָאָ֗רֶץ אֲשֶׁ֤ר אַתָּה֙ שֹׁכֵ֣ב עָלֶ֔יהָ לְךָ֥ אֶתְּנֶ֖נָּה וּלְזַרְעֶֽךָ׃ (יד) וְהָיָ֤ה זַרְעֲךָ֙ כַּעֲפַ֣ר הָאָ֔רֶץ וּפָרַצְתָּ֛ יָ֥מָּה וָקֵ֖דְמָה וְצָפֹ֣נָה וָנֶ֑גְבָּה וְנִבְרְכ֥וּ בְךָ֛ כׇּל־מִשְׁפְּחֹ֥ת הָאֲדָמָ֖ה וּבְזַרְעֶֽךָ׃

(13) E Adonai estava de pé ao lado dele (Ya'acov) e disse: “Eu sou o Adonai , o Deus de seu pai Abraão e o Deus de Isaque: a terra em que você está deitando vou atribuir a você e à sua descendência. (14) Seus descendentes serão como o pó da terra; você deve se estender para o oeste e para o leste, para o norte e para o sul. Serão abençoadas em ti todas as famílias da terra e em seus descendentes.

Israel foi escolhido como uma nação exemplo, um modelo, onde sua cultura, suas políticas, suas pesquisas e descobertas seriam o principal fator para o desenvolvimento de um planeta saudável e harmônico, conectado com pureza e espiritualidade. A bíblia utiliza o termo "Luz para as Nações" e "o que trará justiça às nações" quando se refere Israel como "nação modelo".
Primeiro devemos entender que Israel é um reino inteiro de sacerdotes [mamelechet kohanim], uma nação sagrada [Kadosh].
Um reino de sacerdotes significa que cada cidadão é dedicado ao trabalho das coisas divinas. Cada judeu, cada levita, cada benjamita se dedica nos sacrifícios, nos louvores à D'us, em ensinar as nações a obedecer a D'us e tomar conta das coisas sagradas.

A palavra Kadosh significa separado, sagrado, dedicado, mas é comumente traduzido como santo. Israel é então uma nação separada para dedicar-se às coisas divinas.

(ו) וְאַתֶּ֧ם תִּהְיוּ־לִ֛י מַמְלֶ֥כֶת כֹּהֲנִ֖ים וְג֣וֹי קָד֑וֹשׁ אֵ֚לֶּה הַדְּבָרִ֔ים אֲשֶׁ֥ר תְּדַבֵּ֖ר אֶל־בְּנֵ֥י יִשְׂרָאֵֽל׃

Mas vocês serão para mim um reino de sacerdotes e uma nação sagrada. 'Estas são as palavras que vocês dirão aos filhos de Israel.

E sobre as outra nações, o que diz?
O Eterno separou Israel para que dentre seus tesouros (todas as nações) ele fosse o mais precioso, pois o Eterno é D'us de todas as nações.

(ה) וְעַתָּ֗ה אִם־שָׁמ֤וֹעַ תִּשְׁמְעוּ֙ בְּקֹלִ֔י וּשְׁמַרְתֶּ֖ם אֶת־בְּרִיתִ֑י וִהְיִ֨יתֶם לִ֤י סְגֻלָּה֙ מִכׇּל־הָ֣עַמִּ֔ים כִּי־לִ֖י כׇּל־הָאָֽרֶץ׃

Agora então, se você Me obedecer fielmente e guardar Meu pacto, você será Meu tesouro mais precioso entre todos os povos. Na verdade, toda a terra é minha,

Israel é como um guia.

Isaias mostrou em duas passagens que Israel será um guia para seus outros tesouros (as nações), será luz, trará justiça para elas. Veja nos textos abaixo:
(א) הֵ֤ן עַבְדִּי֙ אֶתְמׇךְ־בּ֔וֹ בְּחִירִ֖י רָצְתָ֣ה נַפְשִׁ֑י נָתַ֤תִּי רוּחִי֙ עָלָ֔יו מִשְׁפָּ֖ט לַגּוֹיִ֥ם יוֹצִֽיא׃

Eis o meu servo (Ya'acov), a quem sustento: o meu eleito (Israel), em quem se compraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele; ele (Israel) trará justiça às nações.

Da onde sabemos que o servo indicado em Isaias 42.1 é Ya'acov e o eleito é Israel? Sabemos pelo seguinte versículo:

(ד) לְמַ֙עַן֙ עַבְדִּ֣י יַעֲקֹ֔ב וְיִשְׂרָאֵ֖ל בְּחִירִ֑י וָאֶקְרָ֤א לְךָ֙ בִּשְׁמֶ֔ךָ אֲכַנְּךָ֖ וְלֹ֥א יְדַעְתָּֽנִי׃

Por amor de Ya῾aqov, meu servo, e de Yisra᾽el, meu eleito, até te chamei pelo teu nome: coloquei-te o apelido, embora não me tenhas conhecido.

(ו) אֲנִ֧י יְהֹוָ֛ה קְרָאתִ֥יךָֽ בְצֶ֖דֶק וְאַחְזֵ֣ק בְּיָדֶ֑ךָ וְאֶצׇּרְךָ֗ וְאֶתֶּנְךָ֛ לִבְרִ֥ית עָ֖ם לְא֥וֹר גּוֹיִֽם׃

Eu, Eterno, chamei-te em justiça, e segurei em tua mão. Eu criei-te e designei-te aliança para o povo e luz das nações.

Podemos observar que Israel é uma nação diferente, é a nação escolhida para guardar a instrução celestial. Tal instrução foi repassada de forma que a nação toda a guardasse vivendo-a no seu dia a dia, e para isso foi feito um pacto de que eles guardariam a instrução e a viveriam com grande responsabilidade e respeito.
O que significa um reino de sacerdotes?
Volto a explicar. Um reino de sacerdotes significa que cada cidadão deste reino é dedicado ao trabalho das coisas divinas. Ou seja, cada judeu, cada levita, cada benjamita se dedica nos sacrifícios, nos louvores à D'us, em ensinar as nações a obedecer a D'us e tomam conta das coisas sagradas.
D'us envia sua palavra e a interpretação desta para Israel. O que quero dizer é que D'us abre os oráculos dos céus à Israel, e por isso eles são os portadores da interpretação correta.
É isso que Shaul (apóstolo Paulo), que também era judeu afirmou:


Que vantagem, pois, tem o judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão? Muita, em todo sentido; primeiramente, porque lhe foram confiados os oráculos de Deus. Pois quê? Se alguns foram infiéis, porventura a sua infidelidade anulará a fidelidade de Deus? Carta aos Romanos, cap. 3
Agora surge uma necessidade de explicar.

Que vantagem, pois, tem o judeu? ou qual a utilidade da circuncisão?
Aqui Shaul introduz perguntas para que o leitor veja as vantagens de ser pertencente à nação sacerdotal, em guardar a aliança feita com Avraham. Pois aparentemente o gentio tens mais vantagens, não precisam ser circuncidados, nem precisam se tornarem Judeus para servirem ao Eterno. O gentio pode simplesmente guardar a Torá naquilo que lhe é aplicável e terá participação nas promessas do Eterno também. Então qual é a vantagem de ser judeu?
Muita, em todo sentido; primeiramente, porque lhe foram confiados os oráculos de Deus.
E Shaul responde em seguida que é vantajoso em todos os sentidos, já para começar à eles foram confiados os oráculos (as palavras) de D'us. Isso nos infere que aos gentios não lhes foi confiado as palavras, ou seja, quem tem condições de interpretar a vontade do Eterno é Israel. Os gentios não possuem essa propriedade. E aí você pergunta: Mas Israel errou, pecou várias vezes, foram infiéis à D'us, como que eles podem ter voz em algo sobre D'us?
Pois quê? Se alguns foram infiéis, porventura a sua infidelidade anulará a fidelidade de Deus?
E Shaul responde a questão com outra questão. O fato de que "alguns" ("alguns" não todos) foram infiéis, não anula o fato de que D'us é fiel na revelação de sua palavra só à Israel. Pois do contrário D'us estaria agindo igual Israel, infielmente.
Mas Yeshua é a palavra e os judeus não o reconhecem? Sim, é verdade, porém o próprio Shaul explicou isso na mesma carta, de que D'us ocultou Yeshua de Israel para salvar os gentios, e em seu tempo revelará Yeshua à Israel também, e é por isso que não devemos impornuná-los com isso, tudo à seu tempo, confiemos nos planos do Eterno.

Mas e as nações? Por que precisam considerar isso? O que tem a ver os acordos entre D'us e Israel com as nações?
Vários são os textos que expressam a vontade do D'us de Yeshua em ser reconhecido não só por Israel, mas por todas as nações. Veja alguns exemplos:

(יד) כִּ֚י תִּמָּלֵ֣א הָאָ֔רֶץ לָדַ֖עַת אֶת־כְּב֣וֹד יְהֹוָ֑ה כַּמַּ֖יִם יְכַסּ֥וּ עַל־יָֽם׃ {פ}

Porque a terra se encherá do conhecimento da glória do Eterno, como as águas cobrem o mar.

(ה) יִ֥שְׂמְח֥וּ וִירַנְּנ֗וּ לְאֻ֫מִּ֥ים כִּֽי־תִשְׁפֹּ֣ט עַמִּ֣ים מִישֹׁ֑ר וּלְאֻמִּ֓ים ׀ בָּאָ֖רֶץ תַּנְחֵ֣ם סֶֽלָה׃

As nações exultarão e gritarão de alegria, porque tu [Eterno] governa os povos com equidade, Você guia as nações da terra. Selah.

Um segredo: O Eterno coloca os povos aos pés de Israel, o sentido desta frase é que aquele que se coloca aos pés são discípulos, alunos de Israel, aprendizes do povo sacerdotal, da mesma forma que Israel é um aprendiz do Eterno, ou seja, está aos pés de D'us. No mesmo sentido que Shaul (apostolo paulo) disse:
“Sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, mas criado nesta cidade. Fui educado rigorosamente na Torah de nossos antepassados, aos pés de Gamaliel, sendo tão zeloso por Deus, assim como estais sendo vós neste dia." Atos 22:3
(ד) יַדְבֵּ֣ר עַמִּ֣ים תַּחְתֵּ֑ינוּ וּ֝לְאֻמִּ֗ים תַּ֣חַת רַגְלֵֽינוּ׃

Ele (O eterno) nos sujeita os povos, coloca as nações aos nossos pés.

Espero que o leitor esteja entendendo que temos muito para aprender com os rabinos, com os judeus, ou seja, com Israel.
Mas quanto Yeshua? Não é ele a Luz para as Nações?

É óbvio que quando falamos do Mashiach dizemos que ele é também Luz para as nações, pois, se todo o reino o é, quanto mais o rei deste reino. E assim, quando Israel estiver em sua força maior será a redenção do mundo. O povo (Israel) e seu rei (mashiach) iluminarão as nações completamente.
(ו) וַיֹּ֗אמֶר נָקֵ֨ל מִֽהְיוֹתְךָ֥ לִי֙ עֶ֔בֶד לְהָקִים֙ אֶת־שִׁבְטֵ֣י יַֽעֲקֹ֔ב (ונצירי) [וּנְצוּרֵ֥י] יִשְׂרָאֵ֖ל לְהָשִׁ֑יב וּנְתַתִּ֙יךָ֙ לְא֣וֹר גּוֹיִ֔ם לִהְי֥וֹת יְשׁוּעָתִ֖י עַד־קְצֵ֥ה הָאָֽרֶץ׃ {ס}

E ele disse: É uma coisa muito leve que tu deves ser meu servo para levantar as tribos de Ya῾aqov, e restaurar os preservados de Yisra᾽el: Eu te darei como uma luz para as nações, para que a Minha salvação alcance os confins da terra.

O texto acima fica claro que mashiach é também luz para as nações. D'us deu o Mashiach como luz para as nações, para que a salvação alcance todas as famílias da terra. Segundo o texto Mashiach também levantará as tribos de Ya'acov e restaurará Israel.
Pois é aí então que todas as nações, completamente, reconhecerão o D'us de Yeshua, o D'us de Israel, o D'us de Avraham, Yitzchak v'Ya'acov como o D'us único.
(ח) כִּ֤י מֶ֖לֶךְ כׇּל־הָאָ֥רֶץ אֱלֹהִ֗ים זַמְּר֥וּ מַשְׂכִּֽיל׃

por que rei de toda terra é Elohim, cante um hino.

(ב) וְהָיָ֣ה ׀ בְּאַחֲרִ֣ית הַיָּמִ֗ים נָכ֨וֹן יִֽהְיֶ֜ה הַ֤ר בֵּית־יְהֹוָה֙ בְּרֹ֣אשׁ הֶהָרִ֔ים וְנִשָּׂ֖א מִגְּבָע֑וֹת וְנָהֲר֥וּ אֵלָ֖יו כׇּל־הַגּוֹיִֽם׃

(2) E acontecerá nos últimos dias que o monte da casa de Adonai se estabelecerá no cume dos montes, e se exaltará acima dos outeiros. E todas as nações fluirão para ela

O que os gentios devem fazer para Israel exercer este sacerdócio?
É necessário que os gentios, ou seja, todas as nações esvaziem de seus próprios egos, de seus partidos religiosos, de seus sistemas montados, para dar ouvidos à nação sacerdotal.
É necessário que os gentios, entendam que Yeshua é um judeu, os apóstolos foram judeus e portanto viviam como judeus, o que eles ensinaram foi Torah, Profetas e Escritos assim como os judeus atualmente.
É necessário que os gentios orem por Israel, que lhes cobrem a posição de sacerdotes, pois isso trará bençãos às nações.
É necessário que os gentios, apoiem Israel, sua existência, seu potencial e legitimidade para ensinar as nações.
É necessário que os gentios exijam que o estado de Israel aja em conformidade com a Torah, os profetas e os escritos, e sejam humildes perante as nações devido sua responsabilidade perante o mundo. Que não adquiram arrogância perante as nações para não provocá-los à ira.
É necessário que oremos todos, judeus e gentios, para que o D'us de Yeshua se manifeste com sua presença entre nós o quanto antes, pois a questão pertence à D'us, à nação sacerdotal e às nações.
Qual é comportamento de Israel e das nações diante destas coisas?
Simples! Israel segue obedecendo toda torah, escrita e oral, pois isso à eles pertencem.
E os gentios obedecem Torah naquilo que lhes for aplicável, sempre aprendendo da interpretação que D'us dá à Israel. E como sei o que é aplicável? A nação sacerdotal dirá.
E se o gentio quiser o mínimo, faça o mínimo necessário, e se quiser mais proximidade com o Eterno, então adquira mais Torah para si até atingir a circuncisão no coração, que é aquele cuja obediência faz o indivíduo cumprir toda torah, como Avraham, de livre e espontânea vontade, sem pressões, sem coações e sim como da vez que foi dito à zorobabel: "Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos." Zacarias 4:6.
E para finalizar o salmo expressa bem o desejado para as nações:

(א) מִזְמ֥וֹר לְתוֹדָ֑ה הָרִ֥יעוּ לַ֝יהֹוָ֗ה כׇּל־הָאָֽרֶץ׃ (ב) עִבְד֣וּ אֶת־יְהֹוָ֣ה בְּשִׂמְחָ֑ה בֹּ֥אוּ לְ֝פָנָ֗יו בִּרְנָנָֽה׃ (ג) דְּע֗וּ כִּֽי־יְהֹוָה֮ ה֤וּא אֱלֹ֫הִ֥ים הֽוּא־עָ֭שָׂנוּ (ולא) [וְל֣וֹ] אֲנַ֑חְנוּ עַ֝מּ֗וֹ וְצֹ֣אן מַרְעִיתֽוֹ׃ (ד) בֹּ֤אוּ שְׁעָרָ֨יו ׀ בְּתוֹדָ֗ה חֲצֵרֹתָ֥יו בִּתְהִלָּ֑ה הוֹדוּ־ל֝֗וֹ בָּרְכ֥וּ שְׁמֽוֹ׃ (ה) כִּי־ט֣וֹב יְ֭הֹוָה לְעוֹלָ֣ם חַסְדּ֑וֹ וְעַד־דֹּ֥ר וָ֝דֹ֗ר אֱמוּנָתֽוֹ׃ {פ}

Um salmo de agradecimento.

Elevai um grito ao Eterno, toda a terra; adorem o Eterno com alegria; entre em Sua presença com gritos de alegria. Reconheça que o ETERNO é Deus; Ele nos fez e nós somos Seus, somos Seu povo, o rebanho que Quem é pastor. Entre em Seus portões com louvor, Seus tribunais com aclamação.
Elogie-o! Abençoe Seu nome!

Porque o Senhor é bom; Seu amor constante é eterno;
Sua fidelidade é para todas as gerações.