A Cabala da Inveja 31: VII. Tecnologia de Paz

Tecnologia de Paz

“O QUE TEMOS VISTO ATÉ aqui evidencia a difícil tarefa de mantermos um equilíbrio harmônico entre nossa satisfação interna e nossas expectativas em relação ao mundo externo.”

“Isto que chamamos de paz é, na verdade, não tanto um estado ou uma condição, mas talvez uma consciência comum. Tal consciência permitiria, por meio do bom-senso individual e da justiça coletiva, propiciar uma era de consenso em relação a direitos e obrigações. A paz é, portanto, o momento em que se tornam cristalinamente óbvios para todas as possíveis partes de qualquer interação os limites do que é justo dar e receber. Quando isto for uma consciência comum, se descobrirá que a paz não depende da realização do que é justo imediatamente, mas sim de que esta justiça seja reconhecida como tal.”

Excerpt From: Nilton Bonder. “A Cabala da inveja.”

Integridade
(יא) וְצִפִּיתָ֤ אֹתוֹ֙ זָהָ֣ב טָה֔וֹר מִבַּ֥יִת וּמִח֖וּץ תְּצַפֶּ֑נּוּ וְעָשִׂ֧יתָ עָלָ֛יו זֵ֥ר זָהָ֖ב סָבִֽיב׃
(11) Overlay it with pure gold—overlay it inside and out—and make upon it a gold molding round about.
Shalom / Shleimut
(ו) שַׁ֭אֲלוּ שְׁל֣וֹם יְרוּשָׁלָ֑͏ִם יִ֝שְׁלָ֗יוּ אֹהֲבָֽיִךְ׃
(6) Pray for the well-being of Jerusalem; “May those who love you be at peace.

Software & Hardware

“Para que isto possa ocorrer, ainda precisamos refinar em muito nossa tecnologia de paz.
Os avanços através dos tempos não foram poucos: a jurisprudência, a cidadania, a democracia e mesmo a ecologia. Todos estes avanços, no entanto, funcionam por meio de uma tecnologia que não alcança abarcar o outro. E é neste sentido que nossa tecnologia é ainda tão arcaica e corrupta.
Para atingir esta nova tecnologia, vamos ter de investir em programas de governo não do mundo exterior, mas do interior. Programas de conscientização nas áreas da saúde, da educação, do desarmamento e da criação de áreas de competências bem delimitadas. Com certeza esta não é uma lista exaustiva de programas de conscientização, mas representa uma base para o estabelecimento deste novo patamar tecnológico de paz.
E de que forma descreveríamos tais programas?”

Excerpt From: Nilton Bonder. “A Cabala da inveja.”

The Software

“CONSCIÊNCIA DE SAÚDE – É responsável por alertar-nos quanto a qualquer forma de obesidade e ganância. Todo excesso deve ser reportado e expresso por enjoos da alma, febres ou intoxicações da alma e outros sintomas que, como tal, não serão combatidos, mas ajudarão a regular um equilíbrio de vida mais sadio. A saúde da alma estará vinculada à salubridade do meio ambiente em que a preservamos. Isto significa perceber que, tal como descobrimos recentemente por meio da consciência ecológica em relação a nosso corpo físico, nossas almas também compartilham um mundo interligado e interdependente.”

Excerpt From: Nilton Bonder. “A Cabala da inveja.”

“CONSCIÊNCIA DE EDUCAÇÃO – É responsável por dar-nos condições de aferirmos a medida correta. Em hebraico, a palavra “lição” (shiur) é a mesma utilizada para expressar “medida”. Aprender uma lição é, portanto, aprender uma medida. O conteúdo da lição é a matéria, porém poucas vezes percebemos que nossa educação é pautada menos por esta matéria do que pela medida em que esta é ministrada. Um shiur (uma lição) nunca deve ser menor ou maior que uma certa medida, sob o risco de nada aprendermos. E esta é uma consciência fundamental para a tarefa autodidata de nossa alma.
Devemos saber o tamanho de cada passo que assumimos para que estes, além de cobrirem uma certa distância, na própria essência de sua medida, possam nos ensinar. Este é um dos grandes desafios na conquista da paz. Se ministramos a nós mesmos shiurim (medidas) equivocadas, ou seja, se vamos além ou aquém de nossa capacidade real de aprendizado, colocamos em risco qualquer processo de crescimento e de paz.
A consciência educativa é, portanto, reguladora no sentido de que não nos alienemos de nossas capacidades nem subestimemos nossos limites. Cada vez que nossos potenciais e limites são aferidos propriamente, completamos uma lição. O impressionante deste processo é que, uma vez assimilada a última aferição, nossos potenciais e limites se modificam, de forma a acomodar novas medidas (lições).”

Excerpt From: Nilton Bonder. “A Cabala da inveja.”

Shiur como medida

(א) אֵלּוּ דְבָרִים שֶׁאֵין לָהֶם שִׁעוּר. הַפֵּאָה, וְהַבִּכּוּרִים, וְהָרֵאָיוֹן, וּגְמִילוּת חֲסָדִים, וְתַלְמוּד תּוֹרָה. אֵלּוּ דְבָרִים שֶׁאָדָם אוֹכֵל פֵּרוֹתֵיהֶן בָּעוֹלָם הַזֶּה וְהַקֶּרֶן קַיֶּמֶת לוֹ לָעוֹלָם הַבָּא. כִּבּוּד אָב וָאֵם, וּגְמִילוּת חֲסָדִים, וַהֲבָאַת שָׁלוֹם בֵּין אָדָם לַחֲבֵרוֹ, וְתַלְמוּד תּוֹרָה כְּנֶגֶד כֻּלָּם:

(1) These are the things that have no definite quantity: The corners [of the field]. First-fruits; [The offerings brought] on appearing [at the Temple on the three pilgrimage festivals]. The performance of righteous deeds; And the study of the torah. The following are the things for which a man enjoys the fruits in this world while the principal remains for him in the world to come: Honoring one’s father and mother; The performance of righteous deeds; And the making of peace between a person and his friend; And the study of the torah is equal to them all.

“CONSCIÊNCIA DE DESARMAMENTO – É responsável pela percepção de que não há processo de paz que possa ser instaurado enquanto estivermos armados ou defendidos em relação ao outro. Esta é a consciência de Arão, irmão de Moisés. Sobre ele se relata (Ética dos ancestrais, capítulo 12):”

Excerpt From: Nilton Bonder. “A Cabala da inveja.”

(יב) הִלֵּל וְשַׁמַּאי קִבְּלוּ מֵהֶם. הִלֵּל אוֹמֵר, הֱוֵי מִתַּלְמִידָיו שֶׁל אַהֲרֹן, אוֹהֵב שָׁלוֹם וְרוֹדֵף שָׁלוֹם, אוֹהֵב אֶת הַבְּרִיּוֹת וּמְקָרְבָן לַתּוֹרָה:

(12) Hillel and Shammai received [the oral tradition] from them. Hillel used to say: be of the disciples of Aaron, loving peace and pursuing peace, loving mankind and drawing them close to the Torah.

Baseado no Avot deRabi Natan

“(... um dos primeiros métodos de terapia por meio de visualizações)”

“Identificar-se é, portanto, ver. A mediação de Arão nos ensina que não é necessário que ambos os contendores tenham realmente expresso aquilo que lhes é relatado. A “mentira” de Arão serve para demonstrar que a possibilidade de ambos os homens virem a visualizar o que lhes era contado é em si suficiente para aproximá-los e identificá-los um com o outro.”

Excerpt From: Nilton Bonder. “A Cabala da inveja.”

Buber Eu e Tu

“A consciência de desarmamento diz respeito à capacidade de simular condições nas quais sejam propiciados encontros com o outro.”

Excerpt From: Nilton Bonder. “A Cabala da inveja.”

“CONSCIÊNCIA DE CRIAÇÃO DE ÁREAS DE COMPETÊNCIA – Esta consciência trata de analisar a verdadeira competência que temos ou não para realizar um julgamento. Na medida em que reconhecemos nossa limitação quanto a poder realmente assumir o lugar do outro e julgá-lo a partir da sua posição, abrimos espaço para aproximações.
Conta-se que certa vez, durante a Idade Média, padres de uma localidade procuraram o rei para reclamar que a sinagoga de sua comunidade era mais alta do que a torre da igreja. O rei respondeu:
“Eu governo sobre o comprimento e a largura da terra. Quanto a alturas, no entanto, há outro Governante.”

Excerpt From: Nilton Bonder. “A Cabala da inveja.”

A humildade de Moshe
(ג) וְהָאִ֥ישׁ מֹשֶׁ֖ה עָנָ֣ו מְאֹ֑ד מִכֹּל֙ הָֽאָדָ֔ם אֲשֶׁ֖ר עַל־פְּנֵ֥י הָאֲדָמָֽה׃ {ס}
(3) Now Moses was a very humble man, more so than any other man on earth.