Pirkei Avot: Na imagem Mishná 2:2

Artista, Safed, Israel, 2010 © Zion Ozeri

(ב) רַבָּן גַּמְלִיאֵל בְּנוֹ שֶׁל רַבִּי יְהוּדָה הַנָּשִׂיא אוֹמֵר, יָפֶה תַלְמוּד תּוֹרָה עִם דֶּרֶךְ אֶרֶץ, שֶׁיְּגִיעַת שְׁנֵיהֶם מְשַׁכַּחַת עָוֹן. וְכָל תּוֹרָה שֶׁאֵין עִמָּהּ מְלָאכָה, סוֹפָהּ בְּטֵלָה וְגוֹרֶרֶת עָוֹן...

(2) Rabban Gamaliel, filho de Rabbi Judah Hanasi, disse: excelente é o estudo da Torá quando combinado com uma ocupação mundana, pois o trabalho em ambos mantém o pecado fora da mente; Mas [o estudo da] Torá que não está combinado com uma ocupação mundana, no final acaba sendo negligenciado e se torna a causa do pecado ...

1) As palavras que o artista está gravando na fotografia vêm do início do livro do Gênesis: "No início, Deus criou os céus...". Como essas palavras afetam a sua compreensão desta fotografia?

2) Que outro título e legenda ou midrash você poderia sugerir para esta imagem?

Compreendendo:
1) Por que você acha que Rabban Gamliel acha que é "excelente" combinar o estudo da Torá com uma "ocupação mundana"? O que os dois contribuem um para o outro?

2) Dizer que estudar sozinho leva ao pecado é uma afirmação muito forte para um rabino. Por que você acha que Rabban Gamliel poderia ter dito isso?

3) Pense nos momentos de sua vida em que você escolheu uma prioridade em vez de outra. Como foi essa experiência? Como é tentar alcançar mais de uma de suas prioridades?

Refletindo:
Ajude a produzir uma álbum de recortes digital adicionando aqui sua própria imagem ou Midrash, com uma legenda, em resposta a estas perguntas:

1) Como é fazer escolhas práticas que são influenciadas ou combinadas com os ideais da Torá?

2) O que acontece quando separamos nossos ideais do trabalho que fazemos diariamente?