Pirkei Avot: Na imagem Mishná 1:1

Rito de Passagem, Rehovot, Israel, 1982 © Zion Ozeri

Pirkei Avot é um tratado Mishnaico focado em ensinamentos morais e éticos. Destaca-se do resto das Mishnaiot, que é em grande parte um trabalho cheio de sabedoria dos sábios, passados de uma geração para outra. Abaixo, a primeira mishná:
משֶׁה קִבֵּל תּוֹרָה מִסִּינַי, וּמְסָרָהּ לִיהוֹשֻׁעַ, וִיהוֹשֻׁעַ לִזְקֵנִים, וּזְקֵנִים לִנְבִיאִים, וּנְבִיאִים מְסָרוּהָ לְאַנְשֵׁי כְנֶסֶת הַגְּדוֹלָה. הֵם אָמְרוּ שְׁלשָׁה דְבָרִים, הֱווּ מְתוּנִים בַּדִּין, וְהַעֲמִידוּ תַלְמִידִים הַרְבֵּה, וַעֲשׂוּ סְיָג לַתּוֹרָה:

Moshê recebeu a Torá no Sinai e a transmitiu a Yehoshua; Yehoshua aos Anciãos; os Anciãos aos profetas; e os Profetas transmitiram-na aos Homens da Grande Assembléia. Estes [os Homens da Grande Assembléia] disseram três ditos: Sejam prudentes no julgamento; formem muitos discípulos; e ergam uma cerca para a Torá.

1) Como você interpreta esta fotografia?
2) Qual pode ser a relação entre o homem e o menino nesta fotografia? Que provas você pode ver na fotografia para apoiar a sua resposta?
3) Que outro título e legenda ou midrash você pode sugerir para esta imagem?

Entendendo melhor

1) A primeira parte desta Mishná explica como a Torá foi transmitida através das gerações. Moisés recebeu a Torá originalmente no Sinai, e foi transmitida de professor para aluno. Como uma história pode mudar quando é transmitida de uma pessoa para outra, ao longo de muitos anos ?
2) Na tradição judaica, a revelação no Sinai nos deu regras para a vida, que devem ser eternas. Recontamos histórias antigas e relembramos essas tradições, mas nossas próprias vidas podem nos dar novas histórias. Como e por que podemos decidir adicionar novas regras ou tradições?
3) A Mishná então nos diz que os Homens da Grande Assembléia, os destinatários finais da Torá nesta breve recontagem, deram três instruções. O que essas instruções têm em comum entre si?
4) De que maneira você vê aspectos deste texto refletidos na imagem? O que a imagem evoca para você que não é ecoada pela Mishná?

Refletindo

Ajude a criar um álbum de recortes digital adicionando sua própria imagem ou Midrash, com uma legenda aqui, em resposta a estas perguntas:
1) Como é receber ou transmitir uma história? Qual é a tecnologia para transmissão - é através de conversas, redação ou outras mídias?
2) Qual é uma instrução ou história de família que foi passada a você ou que você espera transmitir a outras pessoas?