§ Os Sábios ensinaram: Se houver praga na cidade, junte seus pés ou seja, limite o tempo que você passa fora de casa, como está declarado no verso: “E nenhum de vocês sairá pela abertura de sua casa. até a manhã." E diz em outro verso: “Venha, meu povo, entre em seus aposentos e feche suas portas atrás de você; esconda-se por um momento, até que a ira passe” (Ieshaiahu 26: 20). E diz: "Fora a espada cederá e nas câmaras, o terror" (Devarim 32: 25).

A Guemará pergunta: Qual é a razão para citar os versos adicionais introduzidos com o termo: E diz? O primeiro verso parece suficiente para ensinar o princípio de que não se deve sair da casa quando há uma praga. A Guemará responde: E se você disser que esse assunto, o primeiro verso que afirma que nenhum de vocês sairá até a manhã, aplica-se apenas à noite, mas durante o dia pode-se pensar que o princípio não se aplicaria, por esse motivo a Guemará ensina: Venha e ouça: “Venha, meu povo, entre em seus aposentos e feche suas portas atrás de si.

E se você disser que esse assunto se aplica apenas onde não há medo por dentro, o que explica por que é preferível permanecer em ambiente fechado, mas onde há medo por dentro, pode-se pensar que quando ele sai e senta entre as pessoas da companhia em geral, é melhor, portanto, a Guemará introduz o terceiro versículo e diz: Venha e ouça: “Fora a espada cederá, e nas câmaras o terror”. Isso significa que, embora exista terror nas câmaras, é do lado de fora que a espada cederá; portanto, é mais seguro permanecer em ambientes fechados.

Os Sábios ensinaram: Se houver uma praga na cidade, a pessoa não deve andar no meio da estrada, devido ao fato de que o Mensageiro da Morte anda no meio da estrada, pois, eles deram permissão para matar dentro da cidade, ele vai abertamente no meio da estrada. Por outro lado, se houver paz e sossego na cidade, não ande à beira da estrada, pois, como o Mensageiro da Morte não tem permissão para matar dentro da cidade, ele se esconde e caminha ao lado da estrada da cidade.

At a time when there was a plague, Rava would close the windows of his house, as it is written: “For death is come up into our windows” (Jeremiah 9:20).

Os Sábios ensinaram: Se houver uma praga na cidade, a pessoa não deve entrar sozinha na sinagoga, pois o Mensageiro da Morte deixa seus utensílios ali e, por esse motivo, é um lugar perigoso. E esse assunto, o perigo na sinagoga, se aplica somente quando não há crianças aprendendo na sinagoga e não há dez homens orando nela. Mas se há crianças aprendendo ou dez homens orando lá, não é um lugar perigoso.

Os Sábios ensinaram: Se os cães em um determinado lugar estão chorando sem motivo, é um sinal de que sentem que o Mensageiro da Morte chegou à cidade. Se os cachorros estão brincando, é um sinal de que sentem que Eliahu, o profeta, veio à cidade. Essas questões se aplicam apenas se não houver cadela entre elas. Se houver uma cadela por perto, é provável que o choro ou a brincadeira ocorra devido à presença dela.